Novo Prémio Nacional da Animação vai nascer em Novembro

Destinado a filmes profissionais e a filmes de escola, o prémio tem como prazo de inscrição o dia 20 de Setembro.

Foto

A Casa da Animação, no Porto, e a associação Espaço no Tempo, em Montemor-o-Novo, uniram-se no lançamento de um Prémio Nacional da Animação, destinado a homenagear e “reconhecer a qualidade e o talento no cinema de animação português”.

O novo prémio vai distinguir duas categorias: filmes de profissionais e filmes de escola, e o prazo para inscrição, junto de qualquer das duas associações referidas, termina no dia 20 de Setembro.

O valor total para os dois prémios é de três mil euros: uma distinção pecuniária de dois mil euros para a categoria de profissionais, e mil em serviços (viagens, acreditação para festivais...) para os filmes de estudantes. Mas existirá também um prémio do público, de 750 euros, a decidir pelos espectadores que virem (e classificarem) os filmes que vão ser mostrados na Festa Mundial da Animação.

Se o Dia Mundial da Animação ocorre sempre a 28 de Outubro, a programação portuguesa – que este ano vai ser centrada em Montemor-o-Novo, mas envolverá muitas outras cidades ­– vai decorrer entre 20 de Outubro e 10 de Novembro.

A programação geral e a lista dos filmes nomeados para o novo Prémio Nacional da Animação vão ser revelados numa conferência de imprensa a realizar em Lisboa, no dia 23 de Outubro. A entrega dos prémios ocorrerá em Montemor-o-Novo, a 2 de Novembro.

Como nos anos anteriores, a Festa Mundial da Animação em Portugal vai incluir a exibição de filmes, a mostra de exposições e a realização de oficinas, master classes, performances e encontros profissionais e de escolas.

Sugerir correcção
Comentar