Novo modelo de apoio às artes vai ser apresentado na próxima semana

Secretário de Estado da Cultura agendou encontros com os agentes do sector e sessões abertas ao público para os próximos dias 10, 11 e 12 de Julho.

Foto
Miguel Honrado DANIEL ROCHA

O novo modelo de apoio às artes, que vigorará a partir de 2018, vai ser apresentado a entidades do sector nos próximos dias 10, 11 e 12 de Julho, disse hoje o secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado. "No dia 10 será apresentado a entidades do sector em concreto e, nos dias 11 e 12 estamos a organizar sessões abertas de apresentação", acrescentou, sem fazer mais comentários.

Miguel Honrado falava aos jornalistas no Barreiro, depois de uma visita que incluiu o Auditório Municipal Augusto Cabrita, o património da ex-CUF, o património ferroviário e moageiro e as instalações da Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios (ADAO).

Em Novembro do ano passado, Miguel Honrado anunciou no Parlamento que o modelo de apoio às artes seria revisto em 2017, para entrar em vigor em 2018. Entretanto, em Fevereiro, Miguel Honrado cumpriu uma ronda de encontros pelo país com agentes do sector nos quais participaram 371 entidades, num total de 531 pessoas, de acordo com o balanço então apresentado pela tutela.

Após estas reuniões, o Ministério da Cultura abriu um inquérito, junto de agentes do sector, sobre o novo modelo de apoio às artes, num processo coordenado por uma equipa do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES), do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

Na altura, foram igualmente abertas duas linhas de financiamento para apoio às artes, no montante global de 2,5 milhões de euros, destinadas ao apoio a novos projectos de programação, criação e edição (1,5 milhões de euros) e ao reforço de planos de actividade regular (um milhão de euros), com o objectivo de garantir estabilidade à atividade artística, durante este ano, que a tutela considera uma fase de transição entre modelos de apoio.

"Vamos corrigir todos os desfasamentos que têm sido criados ao longo destes anos (...). Uma das prioridades é precisamente a correcção do grande desfasamento dos apoios", disse o secretário de Estado na Assembleia da República, quando anunciou a revisão do modelo de apoio às artes.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários