Nicolau II esteve quase 90 anos escondido por detrás de Lenine

Equipa de restauro de São Petersburgo descobriu um quadro com dupla identidade: de um lado o pai da revolução russa, do outro o último czar.

Foto
O último czar da Rússia e a sua família foram assassinados em 1918 pelos bolcheviques X

Um retrato do último czar da Rússia, Nicolau II, sobreviveu à União Soviética porque durante quase 90 anos esteve escondido por detrás de um retrato… de Lenine. Neste quadro, de quatro metros por três, o pai da revolução russa aparece de pé em frente da Fortaleza de São Pedro e São Paulo em São Petersburgo.

O segredo que esta pintura escondia acabou por ser descoberto por acaso. O quadro de Lenine, que se encontrava em exposição numa escola de São Petersburgo, sofreu estragos nos anos 70, mas o seu restauro só começou a ser efectuado em 2013 por uma equipa da Academia Stiglietz. Foi então que por baixo de uma camada de tinta de água apareceu a imagem de Nicolau II, que foi assassinado pelos bolcheviques em 1918. “Foi uma surpresa enorme”, comentou à AFP a chefe da equipa de restauro, Tatiana Potseluieva, que adiantou estes pormenores sobre o caso.

Aparentemente, o pintor que desenhou Lenine, Vladislav Izmailovitch, em 1924, preservou intencionalmente o retrato de Nicolau II, pintado por Ilia Galkine em 1896, já que, em vez de pintar sobre a figura pré-existente, destruindo-a, optou por a camuflar debaixo de uma camada de tinta de água. O retrato de Lenine foi feito na parte detrás deste quadro.

“É como se ele esperasse que um dia o retrato de Nicolau II fosse descoberto”, afirmou Potseluieva. Já o director da academia lembrou que, ao conservar o retrato do czar, Izmailovitch correu “sérios riscos”.

A partir do final do mês, os dois retratos poderão ser vistos na Academia Stiglietz.

Sugerir correcção
Comentar