Nick Cave anuncia novo álbum e filme assombrados pela morte do filho

Skeleton Tree chega dia 8 de Setembro e será antecedido por One More Time With Feeling, filme que acompanha a gravação de um disco marcado pela morte de Arthur Cave, aos 15 anos, em 2015.

Foto
Nick Cave & The Bad Seeds estiveram pela última vez em Portugal em 2013, no NOS Primavera Sound Paulo Pimenta

“A maior parte de nós não quer mudar, na verdade. O que fazemos são modificações no modelo original”, diz a voz grave, em tom reflexivo, que ouvimos no curto vídeo, publicado na página de Facebook de Nick Cave & The Bad Seeds, em que o músico anuncia um novo álbum, Skeleton Tree. A edição, marcada para 9 de Setembro, será antecedida, na véspera, pela exibição mundial de um filme paralelo, intitulado One More Time With Feeling (em Portugal, será projectado nos cinemas UCI).

É o primeiro álbum de Nick Cave & The Bad Seeds desde Push the Sky Away, editado em 2013. É o primeiro álbum editado por Nick Cave desde a morte do seu filho Arthur, em 2015, aos 15 anos, na sequência de uma queda num penhasco em East Sussex, próximo da casa onde o cantor e a sua mulher, a modelo Susie Bick, viviam com Arthur e o seu irmão gémeo Earl. Esse trágico acontecimento foi determinante para a música que ouviremos em Setembro.

No trailer de apresentação do álbum, sobre esparsas notas de piano e o som assombrado do violino tocado por Warren Ellis, Cave dirá, depois das frases citadas no início deste texto: “O que acontece quando se dá um acontecimento tão catastrófico é que te transformas. Mudas da pessoa que conheces para um desconhecido. Quando te olhas ao espelho, reconheces a pessoa que eras, mas a pessoa por baixo da pele é diferente."

O filme, registado em 2D e 3D, foi realizado pelo australiano Andrew Dominik, que já trabalhara com Cave e Ellis quando os convidou para assinarem a banda-sonora de O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford, e terá estreia mundial no Festival de Veneza, com início a 31 de Agosto. Após a morte de Arthur Cave, transformou-se de filme concerto em “algo muito mais relevante, à medida que Dominik mergulhava no trágico pano de fundo da composição e da gravação do disco”, revelou um comunicado da banda e do realizador citado pelo britânico New Musical Express.

Sugerir correcção
Comentar