Museus do Kremlin vão organizar exposição sobre os Descobrimentos portugueses

Lords of the Ocean. Treasures of the Portuguese Empire of the 16th-18th centuries abre ao público a 8 de Dezembro. Entre as obras cedidas por Portugal estarão peças do Museu da Fundação Oriente e do Museu Nacional de Arte Antiga.

Foto
Este cofre indiano em prata encastrada com madrepérola é uma das peças que o Museu do Oriente vai ceder para a exposição DR

Os Descobrimentos portugueses vão ser alvo de uma exposição nos Museus do Kremlin, em Moscovo, de 8 de Dezembro deste ano a 25 de Fevereiro de 2018, com mais de 200 peças provenientes de Portugal, da Rússia e de outros países. Entre as obras cedidas por Portugal estarão peças do Museu da Fundação Oriente e do Museu Nacional de Arte Antiga, ambos em Lisboa.

De acordo com a página dos Museus do Kremlin, a exposição vai intitular-se Lords of the Ocean. Treasures of the Portuguese Empire of the 16th-18th centuries e será a primeira ali realizada com esta temática.

Um cofre indiano em prata encastrada com madrepérola, um contador do Sri Lanka coberto de marfim, e uma taça goesa em prata e casca de coco – todas do século XVII – são algumas das peças que o Museu do Oriente vai ceder a Moscovo.

As peças, segundo os Museus do Kremlin, "vão ajudar a demonstrar, por um lado, a magnificência da corte portuguesa, as tradições de navegação, ciência e cultura" e, por outro, evidenciar "a influência mútua e as trocas culturais entre o poder metropolitano e os seus domínios na Índia, na China, no Japão, em África e no Brasil".

Portugal deteve "o primeiro império colonial do período moderno, com um papel crucial na história mundial", acrescenta o museu no seu texto sobre a exposição. "Os portugueses foram pioneiros nas trocas de comunicação e na ligação da África e da Ásia com a Europa. Em resultado, as heranças do Ocidente e do Oriente misturaram-se, e surgiram peças de arte totalmente diferentes, únicas no seu impacto cultural."

A primeira das duas secções da exposição vai mostrar a cultura e História de Portugal, com o foco na corte, na Igreja, no poderio naval, exibindo retratos de exploradores que desempenharam um papel importante nos Descobrimentos, joalharia, moedas, objectos de cerimónia, armas, mapas, instrumentos de navegação e livros dos séculos XVI e XVII.

A segunda secção apresenta peças criadas em diferentes países sob a influência da cultura portuguesa e da vida quotidiana nesses territórios.

A época dos Descobrimentos "testemunhou o inundar da Europa de materiais naturais exóticos e objectos de luxo que se tornaram um atributo indispensável nos tesouros europeus, e dos primeiros gabinetes de curiosidades", acrescenta o museu.

Sugerir correcção
Comentar