Museu do Benfica é o Museu Português do Ano 2014

O museu inaugurado em Julho de 2013 conta a história do clube e das suas modalidades, inserindo-a no contexto sociocultural português. Teve 80 mil visitantes até Outubro deste ano.

As botas de Cosme Damião, fundador, jogador e dirigente do Sport Lisboa e Benfica, estão expostas no museu baptizado com o seu nome
Fotogaleria
As botas de Cosme Damião, fundador, jogador e dirigente do Sport Lisboa e Benfica, estão expostas no museu baptizado com o seu nome Miguel Manso
O Museu Benfica - Cosme Damião foi inaugurado em Julho de 2013
Fotogaleria
O Museu Benfica - Cosme Damião foi inaugurado em Julho de 2013 Vitor Cid

O Museu Benfica - Cosme Damião, em Lisboa, foi distinguido na sexta-feira com o Prémio Museu Português 2014, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), anunciou esta entidade. De acordo com o palmarés anunciado pela APOM, em Lisboa, o Museu da Imprensa, na Madeira, e o Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas, receberam menções honrosas nesta categoria, que distingue o melhor museu português do ano.

A APOM, entidade dedicada à museologia, atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projectos, profissionais e actividades desenvolvidas no setor. Os prémios são referentes ao ano anterior à atribuição.

O Museu Benfica - Cosme Damião, o Museu da Imprensa, na Madeira, e o Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas, eram os três nomeados para o Prémio Museu Português 2014, um dos principais galardões atribuídos pela APOM no sector da museologia nacional.

O Museu do Benfica foi inaugurado em Julho de 2013 no complexo do Estádio da Luz, em Lisboa, para dar a conhecer a história do Sport Lisboa e Benfica. Baptizado com o nome do fundador, jogador e dirigente Cosme Damião (1885-1947), o museu está dividido em 29 áreas temáticas e reúne cerca de um milhar de troféus conquistados pelas diferentes modalidades do clube. Possui uma coleção de 20 mil objectos e documentação ligada à história do Benfica, inseridos num percurso que evoca o contexto sociocultural de Portugal.

Construído ao longo de um ano e três meses, tem três andares e é dedicado prioritariamente ao futebol, o desporto mais importante do clube, reservando porém espaço para outras modalidades. Existe uma área dedicada exclusivamente a Eusébio, o mais célebre jogador benfiquista, mas o museu reserva igualmente espaço para evocar o basquetebolista Carlos Lisboa, o ciclista José Maria Nicolau ou António Leitão, grande nome do atletismo português. Em Outubro deste ano, o clube anunciou que o Museu Cosme Damião atingira os 80 mil visitantes.

Numa reacção à distinção, Alcino António, vice-presidente para o património do Benfica, considera-a "uma honra enorme", mas "também uma surpresa, por acontecer face a tantos e tão bons concorrentes".

O Museu da Imprensa, na Madeira, inaugurado em Janeiro de 2013, está instalado no centro da cidade Câmara de Lobos, e tem em exposição um espólio de máquinas provenientes de várias tipografias regionais, algumas ligadas à impressão de jornais. Localizado no concelho de Loures, o Museu do Vinho e da Vinha, na zona histórica de Bucelas, foi outro dos nomeados este ano pela APOM nesta categoria, tendo recebido uma menção honrosa.

O edifício ocupado pelo museu é datado do final do século XIX e foi a residência de um dos maiores produtores de vinho de Bucelas, pertencente à família Camilo Alves, possuindo uma adega e um armazém de vinhos que foram recuperados e adaptados ao espaço museológico. Foi inaugurado em Julho de 2013, e possui um centro de documentação, serviços educativos, uma loja, uma sala de prova de vinhos e um Centro de Interpretação das Linhas de Torres.

Os vencedores e menções honrosas, em 26 categorias, foram anunciados na sexta-feira numa cerimónia realizada no Museu da Farmácia, em Lisboa. No ano passado, os vencedores da categoria Melhor Museu Português foram, em ex-aequo, o Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, e o Museu do Ar, em Sintra.

Segundo a associação, os prémios são atribuídos pela APOM (fundada em 1965) para incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus, distinguindo ainda, entre outros, a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, mecenato e projecto museográfico.

A lista completa dos prémios de 2014 entregues hoje pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) no Museu das Comunicações, em Lisboa, é a seguinte:

- Prémio Museu Português: Museu Benfica - Cosme Damião (Lisboa)

Menção Honrosa: Museu da Imprensa (Madeira) e Museu do Vinho e da Vinha (Bucelas)

- Prémio Projecto Internacional: Exposição Vieira da Silva, Agora - Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva (Lisboa) e Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo (Mação)

- Prémio Exposição: Exposição 360º Ciência Descoberta - Fundação Calouste Gulbenkian e Museu Nacional do Traje - Coleções em Diálogo - José António Tenente (Lisboa)

Menção Honrosa: Acordem as guitarras - Museu do Fado (Lisboa)

- Prémio Colecção Visitável: Atelier-Museu Júlio Pomar (Lisboa)

Menção honrosa: Museu Municipal da Máquina de Escrever (Golegã) e Museu Agrícola (Montemor-o-Novo)

- Prémio Intervenção em Conservação e Restauro: Fundação Museu Nacional Ferroviário. Conservação e Restauro de Comboio Presidencial Português (Entroncamento) e Museu de Marinha - Nova sala de reservas (Lisboa)

Menção Honrosa: Restauro de mosaico da Vila Romana de Santiago da Guarda

- Prémio Coleccionador: Francisco Capelo

- Prémio Aplicação de Gestão e Multimédia: Projeto "Thesaurus de Acervos Científicos em Língua Portuguesa". Museus da Universidade de Lisboa (MUHNAC) e Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro (MAST)

Menção Honrosa: Inventário on-line do Arquivo da Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco da cidade de Coimbra

- Prémio Comunicação Online: Mundo dos Museus - "Per(cursos) e Perspectivas da Museologia"

Menção Honrosa: Objeto do Mês -- Museu da Assembleia da Republica e Facebook -- Museu Bordalo Pinheiro

- Prémio Site: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

- Prémio Inovação e Criatividade: "Museu no Feminino: Nós, as mulheres" -- Museu Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco) e Casa do Álamo 8Alter do Chão)

Menção Honrosa: Núcleo Museológico de Sta Justa (Alcoutim) e Passaporte escolar -- os Alfacinhas -- Câmara Municipal de Lisboa

- Prémio MerchandisingLoja Museu de Alberto Sampaio - Lenços dos namorados (Guimarães) e Photographia -- Museu Vicentes, CD relativo à História da Photographia na Ilha da Madeira.

- Prémio Trabalho Jornalístico: Media - Programa televisivo "Obra Prima", da SIC Notícias

- Prémio Informação Turística: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua - centros culturais portugueses no mundo divulgam museus premiados pela APOM

Menção Honrosa: Núcleos Museológicos de Vila de Rei

- Prémio Estudo de Museologia: Alexandra Gonçalves - Tese Doutoramento A Cultura Material, a Museolização e o Turismo; Alexandre Matos - Tese Doutoramento SPECTRUM: uma norma de gestão de colecções para os Museus Portugueses; e Joana Pereira - Tese de Mestrado Do Projeto de Inventário do Património Religioso ao objetivo de criação de um museu na Diocese da Guarda

- Prémio Trabalho na área da Museologia: Vila Velha de Ródão - Terras de Oiro

- Prémio Investigação: Museus Militares do Exército: Um modelo de gestão em Rede - de Francisco Amado Rodrigues e Mariana Jacob Teixeira

Menção Honrosa: Forninhos: a terra dos nossos avós. Junta de Freguesia de Forninhos -- Município de Aguiar da Beira

- Prémio Trabalho de Museografia: Exposição 360º Ciência Descoberta - Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) e Sonhatório Dreamatorium, Casa Fernando Pessoa (Lisboa)

- Prémio Instituição: Associação de Arqueólogos Portugueses; Fundação Eugénio de Almeida (Évora) e Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa)

- Prémio Mecenato: REN - Redes Energéticas Nacionais e BPI - Banco Português de Investimento

- Prémio Cooperação Internacional: Embaixada do Brasil e Instituto Cultural Romeno - Embaixada da Roménia (Lisboa)

- Prémio Catálogo: A Doce e Ácida Incisão-Museu: A Gravura em Contexto. Museu do Neo-Realismo - Culturgest (Lisboa)

Menção Honrosa: Caminhos do Ferro e da Prata - Direção Regional de Cultura do Norte e Museu de Lamego

- Prémio Serviço de Extensão: Serviços Educativos: Museu da Assembleia da República - Guia em Braille do Palácio de S. Bento (Lisboa)

Menção Honrosa: Núcleo Museológico de Machico - Solar do Ribeirinho (Madeira) e Direção de Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - Visitas guiadas ao Hospital Ortopédico de Sant'Ana 1904-2013: arte, arquitetura, ciência e saúde

- Prémio Incorporação: Museu Nacional de Arte Antiga, aquisição de medalhão do século XVI e de pendente em prata e ouro do século XVIII (Lisboa) e Arquivo Fotográfico de Lisboa - Doação do espólio de Ana Maria Holstein Beck - 16 Álbuns de Família.

Menção Honrosa: Museu da Farmácia - Farmácia Cunha (Porto), Doação de Fotografia da Descoberta da Penicilina (1944) e Doação pela Associação de Amigos do Museu de Aveiro de pintura representando Santa Joana à Princesa.

- Prémio Transporte de Património: Exposição Vieira da Silva, Agora - Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva (Lisboa)

- Prémio Personalidade na área da Museologia: José Luís Porfírio

- Prémio Parceria: A Encomenda Prodigiosa - da Patriarcal à Capela Real de São João Batista, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) - Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e Asseios com arte e ciência - Das Amoreiras ao Chiado (Lisboa)

Sugerir correcção
Comentar