Morreu Maria Manuela Valsassina, mãe do ministro da Ciência e Ensino Superior

Ligada ao ensino das artes no Colégio Valsassina, Maria Manuela, mãe de Manuel Heitor, morreu este sábado aos 83 anos.

Foto
Maria Manuela ocupava cargos de coordenação no Colégio Valsassina desde 1959 Helder Olino/ARQUIVO

Maria Manuela Valsassina morreu este sábado em Lisboa. Tinha 83 anos e teve uma vida ligada ao ensino das artes no Colégio Valsassina – uma instituição privada de ensino em Lisboa, fundada em 1898, pelos bisavós paternos do actual ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Foi casada, desde 1954, com Frederico Lúcio de Valsassina Heitor, que morreu em 2010.

Maria Manuela de Oliveira Tojal de Valsassina Heitor nasceu em 1933 e era uma das proprietárias do Colégio Valsassina, segundo a assessora de imprensa do ministro da Ciência, Dulce Anahory. Tinha um curso de educadora infantil, era professora do ensino primário e frequentou, entre 1949 e 1954, a Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa. Desde 1959, ocupava o cargo de delegada da direcção pedagógica do Jardim de Infância e Ensino Básico do Colégio Valsassina, e era coordenadora do ateliê de educação artística na mesma instituição.

Na tese de doutoramento de Maria João Craveiro Lopes, intitulada “Pioneiras da educação pela arte: enfoques biográficos sobre Alice Gomes, Cecília Menamo e Maria Manuela Valsassina”, esta é considerada uma mulher de vanguarda com uma educação dotada de “cultura, sentido estético e curiosidade”.

Para a tese de doutoramento, foram recolhidos depoimentos sobre Maria Manuela, ou “Marinela”, como também era conhecida. Um dos depoimentos, datados de 2015, é do seu filho Manuel Heitor, que fala sobre o ateliê onde trabalhava a sua mãe: “A minha infância e adolescência foram fortemente marcadas pelo ateliê e pelo envolvimento da minha mãe na educação pela arte” – o ateliê era, segundo o actual ministro, um lugar onde se sentia feliz.

Sugerir correcção
Comentar