Milton Nascimento, Nelson Freire, Clarice Lispector, Lúcio Costa e Lygia Clark no Ano do Brasil em Portugal 2013

Concertos com os músicos e compositores Milton Nascimento, Alceu Valença e Nelson Freire, homenagens a Clarice Lispector e a Millôr Fernandes e uma digressão com a arte de Lygia Clark serão alguns dos pontos altos do evento.

Foto
MIlton Nascimento é um dos nomes em cartaz Enric Vives-Rubio

A programação, apresentada sexta-feira à noite pelo comissário-geral do evento, António Grassi, no Espaço Brasil, em Lisboa, vai desmultiplicar-se por áreas da música, poesia, moda, teatro, cartoon, literatura, fotografia, dança, cinema e circo.

O evento Ano de Portugal no Brasil/Brasil em Portugal está a decorrer desde Setembro de 2012, em ambos os países, com uma programação que abrange também as áreas da economia e do turismo.

No passado mês de Novembro, o programa Brasil em Portugal passou a ter a sua montra no Espaço Brasil, um armazém recuperado na Lx Factory, em Alcântara, onde continua o acolhimento da produção cultural brasileira contemporânea.

Por aquele espaço vão agora passar, entre outros, os músicos brasileiros Alceu Valença, Cidade Negra, Zé Ricardo e Milton Nascimento, que actuarão todos os fins-de-semana até ao início de Fevereiro.

O palco será partilhado com artistas portugueses, a partir deste domingo, 6 de Janeiro, e até 3 de Fevereiro, na iniciativa designada Um olhar português sobre a música brasileira com... António Zambujo, Couple Coffee, HMB, The Black Mamba e JP Simões serão convidados a apresentar a sua forma de sentir os ritmos brasileiros.

Na programação estão ainda previstas semanas temáticas, tais como a Semana do Pará, que vai ter Fafá de Belém como elemento de referência, seguindo-se uma centena de artistas representativos das várias regiões do Brasil, apurados num concurso ao qual se candidataram 3.700 pessoas.

Ainda no Espaço Brasil, a partir de Fevereiro haverá uma nova exposição, A arquitectura portuguesa pelo traço de Lucio Costa, com os registos feitos em pequenos blocos pelo arquitecto e urbanista durante a viagem que realizou a Portugal, em 1952. Perdidos durante meio século, os desenhos são agora revelados ao público nesta exposição que tem curadoria de Maria Elisa Costa (filha de Lucio Costa) e José Pessôa.

Fora do Espaço Brasil, um dos pontos altos da programação será a exposição Clarice Lispector – A hora da estrela, no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, a partir de 4 de Abril, com objectos e documentos da escritora brasileira, uma das mais aclamadas internacionalmente.

Outra figura de referência da arte brasileira é Lygia Clark, uma artista do movimento construtivista e da Tropicália, de quem será concretizado o seu projecto de realização de uma digressão da sua obra, através de uma “galeria de arte literalmente móvel”, por dez cidades portuguesas.

A 16 e a 17 de Janeiro, vão ser inauguradas duas exposições de fotografia de José Medeiros: Crônicas Brasileiras, na Fundação Portuguesa das Comunicações, e O Rio é uma Festa, no espaço BES Arte & Finança. No Museu de Arte Moderna de Sintra, a 18 de Fevereiro será inaugurada a exposição Traçando o Brasil - Três séculos de humor gráfico, com cerca de 300 trabalhos dos cartoonistas que mais se destacaram no Brasil entre 1800 e a actualidade.

Tributo a Millôr Fernandesé, por sua vez, o título de outra exposição dedicada a este que é considerado um dos mais relevantes críticos sociais do Brasil, através do seu trabalho como cartoonista, jornalista, escritor, dramaturgo e tradutor. Esta mostra, com 60 trabalhos, abre a 19 de Fevereiro na Fundação Mário Soares, e integra ainda uma conferência que irá contar com a participação de Chico Caruso, Ziraldo, António Antunes (cartoonista português), Maria João Avillez, Leonor Xavier e o próprio Mário Soares.

A programação de 2013 do evento Ano do Brasil em Portugal termina no dia 10 de Junho.

Sugerir correcção
Comentar