Mais de cem concertos no Verão da Casa da Música

Um concerto da Orquestra de Jazz do Matosinhos com Sérgio Godinho, a estreia mundial de uma peça de Gabriel Prokofiev, ou uma actuação do quarteto de Branford Marsalis com Kurt Elling são algumas das propostas do Verão na Casa, que este ano chegará à Régua e a Vila Real.

Foto
Sérgio Godinho sobe ao palco da sala Suggia a 19 de Junho, com a Orquestra de Jazz de Matosinhos

A programação de Verão da Casa da Música abre no dia 1 de Junho com a DJ portuense Sininho a animar a noite de inauguração do renovado Café da Casa Música, agora com uma extensão para a esplanada, e termina em Setembro, com os tradicionais concertos gratuitos ao ar livre na Avenida dos Aliados, pela Orquestra de Jazz de Matosinhos (dia 9) e pela Orquestra Sinfónica do Porto (dia 10).

Com mais de uma centena de concertos previstos, o Verão na Casa abrangerá, como é habitual, outros municípios da área metropolitana do Porto, como Gaia, Espinho, Maia ou Póvoa do Varzim, e este ano chegará mesmo a Guimarães, à Régua e a Vila Real, graças a uma parceria com a Direcção Regional de Cultura do Norte e as autarquias envolvidas.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa, o director artístico da Casa da Música, António Jorge Pacheco, destacou as dezenas de concertos de entrada livre que irão decorrer no renovado café da Casa da Música, onde actuarão artistas como o vocalista dos Glockenwise, Nuno Rodrigues, com o seu projeto Duquesa (2 de Julho), Medeiros Lucas (30 de julho), Filho da Mãe (27 de agosto), entre muitos outros.

No dia 19 de Junho, a sala Suggia da Casa da Música recebe a Orquestra de Jazz de Matosinhos com Sérgio Godinho, num concerto que António Jorge Pacheco disse estar a ser muito procurado em termos de bilheteira. Na soma dos espectáculos previstos, o director artístico da Casa da Música espera que este Verão na Casa receba entre 100 e 120 mil pessoas.

Também na Sala Suggia, Damien Rice apresentará o seu novo trabalho, My Favourite Faded Fantasy, a 12 de Julho, e a 24 do mesmo mês, no contexto do ciclo de jazz, o quarteto de Branford Marsalis subirá ao palco com o cantor Kurt Elling como convidado especial. E a 29 de Julho, o DJ britânico Mr Switch e a Orquestra Sinfónica, dirigida por Baldur Brönnimann, interpretarão, em estreia mundial, uma nova obra de Gabriel Prokofiev para orquestra e gira-discos, resultante de uma encomenda conjunta da Casa da Música e da Bergen Philharmonic Orchestra.  

"São concertos de jazz, fado, pop rock, DJs ou escolas do ensino vocacional de música, todos eles no ambiente descontraído das noites de Verão”, resume o texto de apresentação do programa.

Para os amantes de música clássica, recomenda-se já no próximo dia 3 de Junho o concerto da Orquestra Sinfónica do Porto sob a direcção de Leopold Hager, cujo programa incluirá a Serenata n.º 1 de Brahms e a Serenata n.º 9 (Posthorn) de Mozart.

Sugerir correcção
Comentar