Mais de 300 mil dólares para os sapatos de Dorothy, segue-se o fato do Espantalho

A campanha de crowdfunding do Museu Nacional de História Americana de Washington ultrapassou numa semana o montante necessário para restaurar os sapatos de Judy Garland em O Feiticeiro de Oz.

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AFP/LOU BUSTAMANTE

Numa semana, o Museu Nacional de História Americana de Washington conseguiu recolher numa campanha de crowdfunding os mais de 300 mil dólares (cerca de 272 mil euros) necessários para restaurar os sapatos vermelhos de Dorothy no filme O Feiticeiro de Oz.

O par de sapatos, com quase 80 anos, necessita urgentemente de restauro para recuperar o brilho de antigamente, afirmou o museu na segunda-feira passada ao lançar a campanha no site Kickstarter.

Entretanto, num comunicado emitido este domingo, a instituição anunciou que “cumpriu o objectivo de recolher 300 mil dólares em apenas sete dias”. As contribuições vieram de 41 países.

“Convidar o público a apoiar este projecto dá aos nossos visitantes a oportunidade de ter um papel activo na preservação dos sapatos de rubi” e permite “compreender melhor o que é feito pelos museus para assegurar a preservação dos tesouros nacionais”, explica John Gray, director do museu, no comunicado.

O Smithsonian, instituição público-privada que gere a maioria dos museus da capital norte-americana, já tinha conseguido angariar cerca de 305 mil dólares até esta segunda-feira. Sobram ainda 23 dias de campanha.

Tendo em conta o prazo, o museu anunciou esta segunda “um objectivo alargado de 85 mil dólares [extra]” para restaurar e expor o fato do Espantalho, outra personagem do mesmo filme, numa exposição sobre a cultura popular em 2018.

Os curadores do museu vão agora poder dedicar-se às reparações, nomeadamente a repor o brilho dos sapatos, que se apagou e se afastou do sonho que o clássico do cinema transmitiu.

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