Lambchop vão dar música ao cinema mudo português nas Curtas Vila do Conde

A banda americana regressa a Portugal dia 12 de Julho. Tocarão a sua obra e farão também a banda-sonora de um filme que Bill Morrison criou a partir de imagens do cinema mudo português

Foto
A banda de Nashville inicia em Vila do Conde a sua digressão europeia DR

Não é novidade a relação próxima das Curtas Vila do Conde com a música, o que se manifesta, por exemplo, nos vários filmes-concertos que os programadores comissariaram ao longo dos anos, e que, este ano, surgem em dose generosa na programação. Na 23ª edição do festival, entre 4 e 12 de Julho, a música estará uma vez mais em destaque e em diálogo (surpreendente) com o cinema.

Ali veremos os Lambchop de Kurt Wagner, no último dia do festival, musicar ao vivo, com a sua delicada country-soul nocturna, um filme criado pelo americano Bill Morrison, autor, por exemplo, de Decasia (2002), a partir de imagens do cinema mudo português. Desse diálogo se fará a primeira parte do concerto. Na segunda, a banda de Nixon interpretará canções de uma carreira que tem o seu último capítulo discográfico em Mr. M, editado em 2012. A actuação no Teatro Municipal de Vila do Conde dará o arranque para a digressão europeia da banda de Nashville.

Além dos Lambchop, vários músicos e bandas portuguesas actuarão perante a tela. Os You Can’t Win Charlie Brown entregam-se a Maudite soit la guerre (1914), de Alfred Machin, Frankie Chavez viajará até ao The Good Bad Man (1916) de Allan Dwan e Bruno Pernadas dará som a um clássico de Buster Keaton, Steamboat Bill, Jr. (1928). Garcia da Selva, por sua vez, convocou Norberto Lobo (seu colega de banda nos Norman) para juntos criarem a banda sonora de Framed by a Second, colecção de material não usado por realizadores e artistas plásticos como Cláudia Varejão, Gabriel Abrantes, João Nicolau, João Onofre, Julião Sarmento, Miguel Soares, Natcho Xeca, Salomé Lamas, Sandro Aguilar e André Trindade. 

O passe-livre para o festival custa 33,75€ até 31 de Maio, subindo de preço depois dessa data. A compra do passe-livre assegura um desconto de 50% no preço dos bilhetes para o concerto dos Lambchop, que custa entre 12 e 18€.

Sugerir correcção
Comentar