Kevin Spacey será o escritor Gore Vidal em novo filme do Netflix

O premiado actor dará vida ao autor norte-americano em Gore, uma produção original do Netflix. O filme será realizado por Michael Hoffman e as gravações já estão a decorrer em Itália.

Foto
Gore Vidal fotografado em 2005 Mario Anzuoni/REUTERS

A carreira do actor Kevin Spacey parece ir de mãos dadas com a política. Depois de vestir a pele do maquiavélico Frank Underwood na popular série House of Cards e de interpretar Richard Nixon no filme Elvis & Nixon (2016), o actor será Gore Vidal, romancista, ensaísta, dramaturgo e político norte-americano no filme Gore, uma produção do Netflix que percorrerá a vida do autor, segundo revelou esta sexta-feira a revista especializada Variety.

O filme terá realização de Michael Hoffman (The Last Station, The Best of Me) e a acção terá os anos 1980 como pano de fundo. Andy Paterson (Girl with a Pearl Earring) será produtor e Patrizia Von Brandenstein, que ganhou um Óscar pelo seu trabalho em Amadeus, será a designer de produção que deverá tentar reproduzir com a máxima fidelidade o escritório onde Vidal escrevia regularmente.

Gore está actualmente a ser rodado em Roma, mas a produção irá deslocar-se no próximo mês para La Rondinaia, a villa do escritor em Ravello, uma aldeia na costa amalfitana. De acordo com declarações prestadas aos jornais locais por Sebastiano Maffettone, presidente da Fundação Ravello, a villa que foi vendida por Vidal em 2004 estará largamente presente no filme. Foi em La Rondinaia que Gore Vidal organizou vários eventos onde recebeu a sua alargada rede de amigos e conhecidos, tais como Greta Garbo, Lauren Bacall, Paul Newman, Susan Sarandon, Andy Warhol, Rudolf Nureyev e Mick Jagger.

Autor de obras como Império e Myra Breckenbridge, Vidal é tido como um dos maiores nomes da literatura norte-americana, ao lado de Ernest Hemingway e Truman Capote. Além de ter escrito romances, ensaios, peças de teatro e guiões televisivos, sempre foi um grande activista político de convicções liberais, tendo inclusive chegado a candidatar-se duas vezes, pelo Partido Democrático, a cargos políticos para os quais não foi eleito. Manteve-se, no entanto, como um intransigente crítico da política e da sociedade norte-americana.

Numa entrevista dada ao PÚBLICO em 1998, a João Carlos Silva, o escritor afirmou que os EUA não têm hoje um sistema bipartidário, mas apenas o "Partido da Propriedade, da Riqueza, das Corporações", e terminou com o seguinte: "Talvez a raça humana seja apenas uma coisa passageira e desapareça ao fim de algum tempo... isto para acabar com uma nota feliz”. Gore Vidal morreu em 2012 na sequência de uma pneumonia, em Hollywood, e a sua vida já foi retratada em documentários como Gore Vidal: The United States of Amnesia (2013), de Nicholas Wrathall.

Sugerir correcção
Comentar