João Rocha foi um dos vencedores dos Webby Awards com o Tumblr de Kim Jong-il

Foto
João Rocha foi o único português nomeado na edição deste ano DR/P3

Era o único português nomeado para a edição deste ano dos Webby Awards, os prémios que distinguem os melhores trabalhos digitais nas várias áreas, e conquistou o prémio do público com o famoso blogue “Kim Jong-il looking at things” na categoria Bizarro. Entre os vencedores destacam-se ainda Björk, o comediante Louis C.K. e o Instagram.

O director de arte de 26 anos, que em Outubro de 2010 criou o blogue com fotos do “Querido Líder” da Coreia do Norte, Kim Jong-il, a olhar para "coisas", venceu o Webby People’s Choice Awards na categoria Bizarro, deixando para trás os quatro candidatos: Beg Bug Hotels, I Found Money Today, Six Sided Strange e 4 million digits. O Tumblr de João Rocha tornou-se viral depois da morte de Kim Jong-il.

A cantora islandesa Björk foi considerada a artista do ano, depois de no final do ano passado ter lançado um projecto multimédia com aplicações para iPad ao mesmo tempo que editou o último álbum “Biophilia”. Com uma equipa de programadores, Björk lançou dez aplicações, uma para cada canção. Os níveis de conteúdo de cada aplicação incluem um jogo interactivo de temática científica, uma animação musical de cada canção, uma partitura animada e letras. O jogo permite ao utilizador interagir com os elementos musicais da canção e aprender sobre as diferentes características musicais, enquanto pode criar a sua própria versão, de forma interactiva.

O comediante norte-americano Louis C.K foi distinguido com o prémio Personalidade do Ano e a popular aplicação de partilha de fotografias, Instagram, recentemente comprada pelo Facebook, venceu o prémio de Revelação do ano. A dupla de actores Juliette Lewis e Graydon Sheppard receberam também uma menção especial com o vídeo “Shit Girls Say”, que parodia expressões comuns usadas por mulheres e que já foi visto mais de 16 milhões de vezes.

A edição deste ano teve ainda uma nova categoria, um prémio especial pela Mudança Social, que premia o uso da internet para o desenvolvimento social e político, conquistado pelo Facebook, e que deixou para trás o Twitter, YouTube, Kiva e Change.org.

O Webby Award para o melhor site de notícias foi para o The Daily Beast, enquanto a BBC obteve o prémo do público na mesma categoria. O FactCheck.org venceu como melhor página política e o site de notícias satíricas The Onion conquistou o prémio de melhor site de humor.

Os prémios Webby distinguem anualmente trabalhos digitais, que vão desde aplicações móveis a campanhas publicitárias. Em cada categoria existem dois prémios, o do júri e a escolha do público. O júri deste ano foi composto por personalidades como Beck, David Bowie, Biz Stone (co-fundador do Twitter) ou Matt Groening (autor dos The Simpsons). A lista completa dos vencedores pode ser consultada aqui.

Sugerir correcção
Comentar