James Ferraro com os amigos, Pharmakon e Elysia Crampton na ZDB

Há vários pontos de interesse na programação da sala lisboeta nos próximos meses – incluindo uma noite com James Ferraro, Spencer Clark e Ducktails.

Foto
James Ferraro regressa à ZDB com a sua música omnívora e humanóide

O 27 de Maio da Zé dos Bois (ZDB) vai ser especial. A sala lisboeta recebe os projectos a solo de James Ferraro e Spencer Clark (aka Typhonian Highlife), fundadores dos Skaters, influente banda californiana que marcou uma época de ouro no underground americano da década passada, com música nova, estranha mas familiar, feita de detritos do passado e transcendendo os limites da pós-modernidade. A linguagem singular dos Skaters deixou marcas fortes nas movimentações lo-fi e hypnagogic pop dos anos zero, e nisso estão incluídos os primeiros trabalhos de Ducktails, aventura a solo de Matt Mondanile, que integra também o alinhamento desta noite – o ex-Real Estate tem enveredado ultimamente por um caminho mais pop contemplativo e solar, demasiado confortável.

James Ferraro regressa à ZDB com a sua música idiossincrática, omnívora e humanóide, na tangente de uma dimensão antropológica. Uma observação lúcida das (frágeis) utopias e dos vícios do tardocapitalismo, como se pode ouvir nesse disco fora de série chamado Far Side Virtual, de 2011, e no mais recente Human Story 3.

Na restante programação da ZDB até Junho, habemus Pete Kember (Sonic Boom) a 24 de Abril, fundador dos Spacemen 3 com Jason Pierce. Música exploratória, pendular e animista num continuum alimentado a psicadelismos, para ouvir aqui com o seu projecto Spectrum. Destaque também para o noise gangrenoso e convulsivo, a rasgar a pele, de Pharmakon (3 de Maio), cujo novo disco, Contact, acaba de ser editado pela Sacred Bones. Noutras coordenadas, os Drinks, de Cate Le Bon e Tim Presley (White Fence), trazem a 10 de Abril canções insubordinadas e de um estranho hedonismo, onde reanimam bandas como The Byrds e Yo La Tengo.

Mas, entre os nomes agora revelados, a grande surpresa será Elysia Crampton, dia 14 de Junho. A americana de raízes andinas faz música de sobressalto político que descoloniza discursos e pensamentos, que rompe com fronteiras e hierarquias do cânone musical, num exercício de colagem libertário e feérico de reggaeton, cumbia, electrónicas, noise ou rap.

No terreno da folk, há a guitarra portuguesa com rendilhados da tradição andaluza de Victor Herrero (amanhã, dia 1); a folk paisagística de Ryley Walker Band (12 de Abril); o fingerpicking de beleza brumosa de Daniel Bachman (19 de Abril); e a segunda apresentação da residência na ZDB de Norberto Lobo (28 de Abri). Moor Mother (já anunciada, 20 de Abril), Carla dal Forno (13 de Maio) e Bing & Ruth (23 de Maio) são outros dos nomes que passarão pela ZDB nos próximos meses.

Sugerir correcção
Comentar