Instituto Cervantes desinveste no Brasil

Enfrentando um corte orçamental de 13,9 % em 2013, o Instituto Cervantes anunciou que irá encerrar três dos seus centros de difusão da língua e cultura espanholas.

A medida afectará dois centros no Brasil (Recife e Curitiba) e um na Síria (em Damasco, a capital).

Segundo o El País, o instituto está também a estudar a possibilidade de encerrar uma quarta delegação, em Sofia, capital da Bulgária. A decisão dependerá das eventuais ajudas que o Governo búlgaro esteja disposto a dar ao Cervantes para que este se mantenha no país.

Víctor García de la Concha, director da instituição, citado por aquele jornal espanhol, explicou perante a comissão de Assuntos Externos do Congresso que há um “plano de redimensionamento” da presença do Cervantes no Brasil, onde existem actualmente oito centros. Mas, lembra o El País, ainda em Janeiro García de la Concha tinha defendido a necessidade de “potenciar” o espanhol no Brasil. Agora argumentou que Curitiba e Recife situam-se na costa e que o instituto quer ter uma presença no interior do país.

O orçamento do Cervantes passará no próximo ano de 97,23 milhões de euros para 83,77. Outra medida de poupança admitida pelo director é a de, em algumas cidades, o instituto espanhol passar a dividir as suas sedes com instituições como o British Council ou o Instituto Goethe.

Sugerir correcção
Comentar