Homenagem a Eunice Muñoz assinala o Dia Mundial do Teatro

O Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de março, vai contar com dezenas de iniciativas pelo país, entre as quais, peças de teatro e exposições, com destaque para uma homenagem à atriz, Eunice Muñoz.

Foto
A actriz celebra em este ano 75 anos de carreira RUI GAUDÊNCIO

O Teatro Maria Vitória homenageia Eunice Muñoz, que este ano completa 75 anos de carreira, com a entrega da Máscara de Ouro, que decorrerá no domingo, 26 de março, às 21h30, durante a representação da revista Parque à Vista. O Dia Mundial do Teatro é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), e é assinalado, em Portugal, na segunda-feira, com iniciativas gratuitas ou a preços reduzidos.

Em Lisboa, o Teatro Nacional D.Maria II vai ter actividades ao longo do dia, de entrada livre, estando prevista uma visita guiada à exposição "Teatro em Cartaz: A coleção de D.Maria II", às 14h, com curadoria de Lizá Ramalho e Artur Rebelo. Às 16h e às 19h, haverá a apresentação da "acção teatral" de curta duração Ethica. Natura e origine della mente, do encenador e artista plástico italiano Romeo Castellucci. Às 20h, após a última apresentação desta acção, o público terá a possibilidade de participar numa conversa com Romeo Castellucci, moderada pelo poeta José Tolentino Mendonça.

À noite, "uma série de narrativas são oferecidas ao público em diferentes locais do Teatro" Nacional, com o espectáculo Tiranossauro Rex-Procedimento básico de memorização e esquecimento, do brasileiro Alex Cassal. No Nacional D.Maria II, a celebração do Dia Mundial do Teatro termina às 21h30, com a representação de Ensaio para uma cartografia, criação da encenadora e actriz Mónica Calle.

No Porto, a partir das 10h, o Teatro Nacional São João (TNSJ) e o Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV) promovem três visitas guiadas, de entrada gratuita, à exposição "Noites Brancas", "uma travessia por territórios cénicos que fazem a memória do teatro". Também pela manhã, no foyer do TNSJ e no átrio do mosteiro, dá-se início à Feira do Livro de Teatro, que se prolonga até sexta-feira, 31 de Março, na qual estarão disponíveis títulos editados e co-editados pelo TNSJ, nos últimos anos.
Às 15h, a professora e investigadora teatral Alexandra Moreira da Silva orientará um seminário sobre Romeo Castellucci e os limites do teatro.

O ciclo de Romeo Castellucci termina terça-feira, dia 28 de Março, com duas iniciativas que terão lugar no MSBV, no Porto: o encenador italiano vai dirigir uma masterclass, às 15h, e haverá ainda a apresentação de Júlio César - Peças Soltas, uma intervenção dramática sobre William Shakespeare, integrada no BoCa - Biennial of Contemporary Art's, com récitas às 17h e às 21h.

Em Coimbra, o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), no âmbito da 19.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra e do Festival END 2017: Encontros de Novas Dramaturgias, apresentará um espectáculo, às 22h, intitulado A Constituição, do dramaturgo Mickael de Oliveira. Em Olhão, no distrito de Faro, a peça Hoje não há Teatro, da companhia local A Gorda, sobe ao palco do Auditório Municipal, às 21h30.

Em Almada, a Companhia de Teatro de Almada comemora a data com iniciativas, de entrada livre, a partir das 17h00. Ao longo do dia, no Teatro Municipal Joaquim Benite, haverá a leitura da peça Migrantes, de Matéi Visniec, o lançamento do terceiro volume da coleção O Sentido dos mestres, dedicado ao encenador Ricardo Pais, e dois espetáculos com a peça A Noite da Iguana, de Tennessee Williams, encenada por Jorge Silva Melo, e Bonecos de Luz, de Romeu Correia, com encenação de Rodrigo Francisco. Antes do espetáculo A Noite da Iguana, Jorge Silva Melo irá ler a mensagem do Dia Mundial do Teatro deste ano, da autoria da actriz francesa Isabelle Huppert.

Em Tondela, as comemorações começaram na sexta-feira, com uma produção de teatro radiofónico, criação artística conjunta da companhia Trigo Limpo Teatro ACERT com a Fundação Lapa do Lobo (FLL). A Ilha Desconhecida, adaptação do conto de José Saramago, será apresentada em Tondela nos dias 25 e 27 de Março, às 21h45, numa co-produção da Fundação José Saramago.

No Montijo, o Centro de Estudos de Teatro e a Companhia Mascarenhas-Martins juntaram-se para organizar a jornada "Criar e produzir: modalidade de cooperação criativa nas artes cénicas", que terá lugar no Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida, a partir das 14h30. Para a jornada são esperados profissionais de teatro, como Anne de Amézaga (Compagnie Louis Brouillard), Carla Ruiz (TNDMII) e Luís Miguel Cintra (Teatro da Cornucópia).

Novamente em Lisboa, a Companhia do Chapitô "celebra as artes cénicas com a magia do circo", com O Teatro e o Circo, no dia 27 de março, às 22h. Além dos alunos do Chapitô, o espetáculo contará com os artistas italianos Katharina Gruener e Luca Sartor, residentes artísticos na companhia.

Sugerir correcção
Comentar