Há quatro obras em Portugal candidatas ao Prémio Mies van der Rohe

MAAT e sede da EDP, em Lisboa, o Museu Nadir Afonso, em Chaves, e uma casa em Oeiras estão na lista dos 40 nomeados. Os premiados serão conhecidos em Maio.

Fotogaleria
Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves Adriano Miranda
Fotogaleria
MAAT evr enric vives-rubio
Fotogaleria
MAAT RUI GAUDêNCIO
Fotogaleria
Nova sede da EDP Rui Gaudêncio

Começaram por ser 13, agora passaram a quatro os projectos arquitectónicos construídos em Portugal candidatos ao Prémio Europeu Mies van der Rohe 2017.

Nesta segunda fase de selecção para aquela que é uma das distinções mais prestigiadas na Europa neste domínio, a Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira a lista das 40 obras que passam à fase seguinte. Entre elas estão o Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa (atelier britânico AL_A - Amanda Levete), a sede da EDP, também na capital (Aires Mateus), o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves (Álvaro Siza), e uma casa em Oeiras (Pedro Domingos Arquitectos).

Nesta lista, realce para o facto de Portugal ter o mesmo número de candidatos de países como a França e o Reino Unido, seguindo-se, com três obras, Espanha, Dinamarca, Holanda, Noruega e Finlândia.

Em meados de Fevereiro, o júri presidido por Stephen Bates e que integra também o português Gonçalo Byrne anunciará a última short list de cinco nomeados, sendo os vencedores conhecidos em Maio – com a entrega dos prémios a decorrer no dia 26 desse mês, em Barcelona, sede do prémio Mies van der Rohe.

Além do Prémio de Arquitectura Contemporânea da União Europeia, o júri do Mies van der Rohe – que celebra o famoso arquitecto alemão (1886-1969) – atribui também uma menção especial para um arquitecto emergente.

A lista inicial deste prémio lançado pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe tinha 355 obras – que estão actualmente em exposição na Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona.

Entre as 40 obras que agora passaram à segunda fase, mais de metade (24) estão construídas em centros urbanos (a cidade mais representada sendo Londres, com três, seguida de Lisboa, com duas), sete nas periferias e nove em ambientes naturais.

Sugerir correcção
Comentar