Godard e Skolimowski homenageados no décimo Lisbon & Estoril Film Festival

Festival vai realizar-se de 4 a 13 de Novembro, e vai também mostrar a filmografia completa de Teresa Villaverde.

Fotogaleria
Jean-Luc Godard DR
Fotogaleria
Jerzy Skolimowski recebeu um Leão de Ouro pela sua carreira no Festival de Veneza Alessandro Bianchi/ REUTERS
Fotogaleria
Teresa Villaverde Enric Vives-Ribio
Fotogaleria
Fotografias de Chema Prado DR
Fotogaleria
Cartaz do festival DR

Jean-Luc Godard e Jerzy Skolimowski vão ser homenageados na décima edição do Lisbon & Estoril Film Festival (LEFFEST), que decorrerá este ano entre 4 e 13 de Novembro, anunciou a organização esta segunda-feira.

O realizador franco-suíço Jean-Luc Godard, considerado o mestre da Nouvelle Vague, será homenageado com uma retrospectiva completa da sua obra – cerca de uma centena de filmes – e um simpósio internacional. Para o simpósio, serão convidadas figuras do mundo cinematográfico, das artes, da literatura e da crítica internacional, que partilharão com o público a influência que um dos mais destacados cineastas dos últimos 50 anos teve nas gerações futuras.

Também o polaco Jerzy Skolimowski, vencedor do Prémio de Melhor Filme da edição do LEFFEST do ano passado com o filme 11 Minutos –, pioneiro do novo cinema no seu país, e outras das vozes da nova vaga do cinema europeu, regressa a Portugal para uma homenagem com a exibição de uma retrospectiva integral da sua obra. Skolimowski tem sido distinguido em festivais de cinema, nomeadamente o de Veneza, cuja edição deste ano está em curso, e que o premiou com um Leão de Ouro de carreira.

O realizador polaco integrará também o júri da selecção oficial em competição do LEFFEST deste ano.

Nesta edição, a obra completa da portuguesa Teresa Villaverde será igualmente exibida em retrospectiva, com a presença da realizadora e de vários dos actores que com ela têm trabalhado em filmes como Os Mutantes (1998) e Transe (2006).

Em paralelo com a exibição cinematográfica filmes em antestreia ou em competição, retrospectivas e homenagens –, o LEFFEST apresenta, como nas edições anteriores, exposições, conferências, leituras, livros e concertos.

Nos espectáculos paralelos, a organização avança a apresentação, no Teatro Nacional D. Maria II, da peça de Samuel Becktt Dias Felizes, na qual a actriz italiana Nicoletta Braschi intérprete, entre outros filmes, de A Vida é Bela (1997), no qual contracenou com o realizador e actor Roberto Benigni interpreta o papel de Winnie.

Está ainda prevista a exposição fotográfica Chema Prado/Series (Chema Prado dirigiu durante 30 anos a Cinemateca Espanhola), que inclui retratos de grande formato de personalidades do cinema, como Manoel de Oliveira, John Malkovich, António Banderas, Pedro Almodóvar, Stephen Frears, Jim Jarmusch e Robert de Niro, entre outros.

Em comunicado, a direcção do LEFFEST avança que a programação completa do festival será apresentada no próximo mês de Outubro.

Sugerir correcção
Comentar