O México de Frida Kahlo fechou o Portugal Fashion

Nuno Baltazar apresentou a sua 26.ª colecção que em breve estará à venda: "O desfile deve ser um teaser para o consumo", defende.

O presidente Marcelo foi ao Portugal Fashion e assistiu ao desfile de uma colecção criada a partir de uma “carta de Frida Kahlo a Diego Rivera que mostrava o seu inconformismo, o lado corrosivo e ao mesmo tempo apaixonado e forte”, conta o designer Nuno Baltazar. A mistura de cores vivas foi definida a partir não do “México tradicional”, mas dos “ambientes onde [Frida Kahlo] se movimentava — o ateliê e o bairro onde vivia (Bairro Azul)”, por exemplo.

Apesar de se tratar de uma colecção direccionada para a estação quente, Nuno Baltazar diz que, para si, “é apenas a colecção 26”. “Não lhe chamo uma colecção de Verão, abandonei essa formalidade”, revela. O criador saltou a última temporada de apresentações para, desta vez, mostrar as propostas que chegam em breve à sua loja no Porto. Junta-se a um crescente número de designers a experimentar modelos alternativos ao formato clássico de apresentações — com o designado see now, buy now.

“Um desfile deve ser um teaser para o consumo”, comenta, acrescentando que o “envolvimento” que se gera à volta dos desfiles é positivo para os próprios retalhistas, se as peças estiveram imediatamente à venda. Jessica Athaíde e Raquel Strada pisaram a passerelle com cartazes onde se lia “girls can’t wait” ("as raparigas não podem esperar", em português) e “it’s my look now” ("agora é o meu visual").

Hugo Costa e Carla Pontes — dois designers que chegaram ao Portugal Fashion através da plataforma Bloom — sucederam à apresentação de Nuno Baltazar. Hugo Costa traduziu as “explorações glaciares e a necessidade que os seres humanos têm de explorar e conhecer coisas novas” numa colecção dominada por macacões em tons frios com fitas soltas, e Carla Pontes juntou numa nova colecção elementos de colecções anteriores.

Quem abriu o dia de desfiles foi Luís Buchinho, que escolheu o sétimo andar do parque de estacionamento Silo Auto para mostrar a sua colecção “inspirada no litoral português, com todos os ambientes que se pode encontrar nele — pescadores, falésias, rochas, varinas, redes de pesca e barcos, por exemplo”. Traduzindo para têxtil, passaram pelo alcatrão leggings estampadas com as matrículas das traineiras, gabardines com padrões de redes de pesca ampliadas e camisas de flanela repensadas.

Micaela Oliveira, mais conhecida pelas suas colecções de noivas, estreou-se no calendário do Portugal Fashion com uma colecção repleta de vestidos compridos e pêlos.

Coube a Miguel Vieira colocar o último ponto na 40.ª edição do Portugal Fashion. Fê-lo com a mesma colecção que levou a Milão, em Janeiro, e a Nova Iorque, em Fevereiro. "É uma colecção baseada em três técnicas que tentei explorar ao máximo: o enrugado — feito com um molde macho e fêmea —, o aglutinato — que transporta os fios de baixo para cima — e os plissados (inclusive em peles)."

Sugerir correcção
Comentar