Festival internacional de volta ao Algarve com 20 espectáculos de música clássica

Concerto de abertura realiza-se este sábado em Faro, com a 9.ª Sinfonia de Beethoven e a estreia mundial de uma peça de Luís Solnado.

Foto
Maestro Rui Pinheiro dirige a Orquestra Clássica do Sul DR

Duas dezenas de espectáculos de música clássica, durante mais de dois meses, compõem a programação do 32.º Festival Internacional de Música do Algarve (FIMA), que começa este sábado, depois de uma paragem de sete anos.

A abertura do festival tem lugar hoje à noite em Faro (Teatro das Figuras; 21h00) e inclui a estreia mundial da obra Eu.Rope, de Luís Soldado, uma peça escrita para a ocasião na qual o autor faz uma reflexão sobre o que é ser europeu hoje, de acordo com o director do FIMA, Rui Pinheiro. O programa deste primeiro concerto inclui também a 9.ª Sinfonia de Beethoven, interpretada pela Orquestra Clássica do Sul e pelo Coro Sinfónico Lisboa Cantat.

Além dos concertos de música clássica, que vão abordar vários estilos e épocas –- desde o Barroco ao Romantismo e ao Modernismo –, estão ainda previstos eventos paralelos, como um jantar musical, um bailado e um espectáculo musical multimédia.

De acordo com Rui Pinheiro, este não é um festival "para eruditos", uma vez que a programação é acessível a todos os tipos de público, oferecendo "concertos abrangentes", que desmistificam a ideia de que a música clássica é elitista, já que a música "é uma linguagem universal".

O jantar musical Food Symphony acontece a 31 de Março num hotel da Quinta do Lago, em Loulé, prometendo uma "experiência sensorial" em que cada prato é servido ao som de uma música adequada àquele paladar, numa viagem de degustação que vai percorrer vários países europeus, referiu Rui Pinheiro.

A 32.ª edição do FIMA inclui a realização de concertos em nove concelhos algarvios, abrangendo ao todo 30 ensembles, solistas e maestros de cinco países – Portugal, Reino Unido, Espanha, Dinamarca e Israel –, para interpretar obras de dezenas de compositores.

Em Abril e Maio, estão integrados na programação do FIMA espectáculos pela Academy of Ancient Music (Reino Unido), Quarteto de Jerusalém (Israel), Orquestra da Extremadura (Espanha), Quinteto Carion (Dinamarca) e Quarteto de Cordas de Matosinhos, entre outros.

O festival encerra a 28 de Maio, com um concerto da Orquestra Clássica do Sul, em Albufeira, no qual serão tocadas obras de compositores como Schubert e Brahms.

O preço dos bilhetes varia consoante os espectáculos, com entradas a partir de oito euros.

O FIMA realizou-se entre 1977 e 2009, e é agora retomado ao abrigo do programa cultural 365 Algarve. 

Sugerir correcção
Comentar