Feira de Arte e Antiguidades de Maastricht resiste à crise

Foto
A escultura "Oiseau Lunaire" de Miró foi vendida por 3,53 milhões de euros DR

Os últimos acontecimentos mundiais não influenciaram a edição deste ano da European Fine Art Fair (TEFAF),em Maastricht na Holanda. A mais conceituada feira de arte que conta com peças que vão desde a Antiguidade até à Arte Contemporânea terminou no último domingo e este ano contabilizou 73 mil visitantes de 55 países, segundo informação disponibilizada no site oficial do certame.

Os representantes presentes na feira holandesa anunciaram boas vendas em todos os sectores, principalmente no que diz respeito à arte moderna e contemporânea, antiguidades e arte asiática,

Este foi também um ano em que se verificou o aumento de compradores chineses, aspecto que mereceu a atenção de Ben Janssens, presidente da TEFAF. “Estou muito contente por ter assistido a um aumento do número de visitantes da China e acho notável porque eles têm feito aquisições em várias áreas e não apenas de arte chinesa”, disse, citado pelo mesmo site.

Em destaque estiveram obras como a escultura de Joan Miró “Oiseau Lunaire” de 1945 vendida por 3,53 milhões de euros pela Landau Fine Art, de Montreal, a um coleccionador que não quis ser identificado.

Também a pintura “Sgraie Vertical” do pintor e escultor Miquel Barceló foi vendida por 300 mil euros pela galeria Ben Brown Fine Arts.

A surpresa incidiu num quadro de Rembrandt, “Portrait of a Man with Arms Akimbo”, de 1658 no valor de 34 milhões de euros, pertencente a um negociador privado de arte nova-iorquino Otto Naumann e que não foi vendido durante a feira que decorreu desde dia 18 na Holanda.

Apesar deste facto, o valor das vendas e o número de visitantes manifestam uma clara recuperação do mercado mundial da arte depois da crise financeira de 2009.

A edição deste ano contou com a presença de 260 especialistas de 16 países entre os quais estiveram dois representantes portugueses, a Galeria Jorge Welsh, de Lisboa, e Luís Alegria, do Porto, ambos antiquários.

No próximo ano a TEFAF que se realizará de 16 a 25 de Março comemora o seu 25º aniversário.

Sugerir correcção
Comentar