Faltas de respeito

Ben Ratliff's Every Song Ever é a melhor, mais inesperada, sensível e inteligente playlist do Spotify e tem apenas 226 seguidores. São 14 horas e 152 "canções". Como pode ser?

O livro de Ben Ratliff é um livro muito bom sobre música mas também é um comentário sublime sobre as selecções musicais que gloriosamente constituem essa playlist, tão bem escolhidas que quase fazem esquecer as omissões (o Spotify tem muitas falhas) ou o facto de não poder ser ouvida no Tidal que, apesar de ser muito mais omisso na quantidade do reportório, tem uma qualidade de som lossless (leia-se: melhor do que o som de CD) que custa o dobro (14 euros) mas vale vinte vezes mais, por ser quase hi-fi.

O título completo do livro descreve-o perfeitamente: Every Song Ever: Twenty Ways to Listen in an Age of Musical Plenty. Comprei a versão Kindle na Amazon por 15,98 dólares e, como sempre, recebi um mail da Amazon a dizer que tinha comprado o livro. Mas eis o busílis: não mencionaram o nome do autor (Ben Ratliff) nem da editora (a FSG) que já foi a maravilhosa Farrar, Straus and Giroux que, depois de ter pertencido à Faber and Faber onde trabalhou T.S.Eliot, passou para a Macmillan que já pertenceu ao melhor primeiro-ministro inglês do século XX: Harold Macmillan.

No New York Review of Books de 9 de junho de 2016, Dan Chiasson, o completamente fiável e fidedigno crítico - capaz de descobrir a elegância e a novidade do que é escrito - recomendava o livro de Ben Ratliff.

Ora bem.

Sugerir correcção
Comentar