Museu de Arte Antiga adia à última hora exposição da Lisboa renascentista

A dez dias da sua inauguração, soube-se agora que a mostra A Cidade Global, que prometia reconstituir no MNAA o quotidiano da Lisboa do século XVI, foi protelada para Janeiro.

Fotogaleria
As duas pinturas encontradas numa mansão inglesa revelam o quotidiano de Lisboa, a capital de um império durante os Descobrimentos SOCIEDADE DE ANTIQUÁRIOS DE LONDRES
Fotogaleria
As duas pinturas encontradas numa mansão inglesa revelam o quotidiano de Lisboa, a capital de um império durante os Descobrimentos SOCIEDADE DE ANTIQUÁRIOS DE LONDRES

A exposição A Cidade Global – Lisboa do Renascimento, que o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) deveria inaugurar a 25 de Novembro – dentro de dez dias – foi adiada para Janeiro. Contactado pelo PÚBLICO, o museu, através da sua assessora de imprensa, Paula Brito, atribuiu o adiamento a “motivos administrativos”, sem avançar quaisquer pormenores.

Uma decisão algo surpreendente, já que esta exposição fora anunciada em Setembro pelo MNAA como um dos destaques da sua programação para o final do ano, e ainda recentemente o museu publicara uma imagem na rede social Instagram com a legenda: “O frenesi nos bastidores do Museu já se sente! Vem aí a próxima exposição da temporada. A Cidade Global – Lisboa no Renascimento”. E segundo o PÚBLICO apurou, no último jantar que o Museu de Arte Antiga promoveu com os seus mecenas, o dossier então distribuído tinha na capa esta mesma exposição.

Numa nota enviada ao princípio da noite desta terça-feira, o gabinete do Ministro da Cultura informa apenas que ouviu a Direcção-Geral do Património Cultural e a direcção do MNAA e que recebeu a informação de que "o elevado número de entidades emprestadoras e a demora, da parte de algumas delas, na definição dos empréstimos e das respectivas condições de exposição, conduziram a um atraso na exposição".

Um coleccionador que prefere não ser identificado, e que ia ser um dos emprestadores da exposição do MNAA, disse ao PÚBLICO que este não é, afinal, o primeiro adiamento, mas o segundo. Numa primeira fase, ter-se-á adiado a inauguração para Dezembro e só há cerca de 15 dias é que chegou a informação de que, afinal, A Cidade Global ficaria para Janeiro. A mesma fonte garantiu ainda que entre os emprestadores institucionais está o British Museum, em Londres, e que o motivo do adiamento é a falta de dinheiro para pagar o transporte das obras das colecções portuguesas e estrangeiras.

Produzida pelo próprio MNAA, a mostra baseia-se numa investigação das historiadoras Annemarie Jordan Gschwend e Kate Lowe, que são também as comissárias de A Cidade Global, e promete “mergulhar” os visitantes “nas ruas e no quotidiano” da Lisboa do século XVI, “uma cidade rica e cosmopolita (…), sede de uma rede imperial que promoveu os mais variados contactos a nível global”, segundo se lia em Setembro nos materiais de divulgação enviados pelo museu.

O trabalho das duas historiadoras – Annemarie Gschwend, radicada na Suíça, integra o Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa, e Kate Lowe trabalha na Universidade Queen Mary, em Londres – partiu da descoberta, em 2009, numa mansão inglesa, de dois quadros que mostram uma rua extremamente movimentada, com mais de uma centena de pessoas, umas a pé, outras a cavalo, algumas conversando. Pensa-se que as duas pinturas, nas quais aparecem figurados vários negros, terão originalmente feito parte de uma só pintura, e a rua que nelas se vê será a Rua Nova dos Mercadores, em Lisboa, tal como existiu no século XVI ou início do século XVII.

Os resultados desta investigação foram já publicados no livro The Global City. On the Streets of the Renaissance, editado no Reino Unido, no qual as autoras usam a grande quantidade de informação presente nestas pinturas como ponto de partida para reconstituir a rica Lisboa renascentista, à qual afluíam os produtos asiáticos, uma cidade que reunia gente de muitas nacionalidades, e na qual os escravos negros representariam, em meados do século XVI, cerca de dez por cento da população.

Não se conhecem pormenores sobre as peças que iriam estar patentes na exposição, embora seja de presumir que estaria assegurado o empréstimo dos dois quadros encontrados no Reino Unido. O PÚBLICO tentou esta terça-feira, sem sucesso, ouvir o director do MNAA, António Filipe Pimentel, e as comissárias da exposição. Do Ministério da Cultura veio apenas a nota transcrita acima, que parece responsabilizar por este adiamento algumas das instituições ou coleccionadores que aceitaram emprestar peças para a exposição.

 

Sugerir correcção
Comentar