O que têm em comum o FC Porto, a Rua Sésamo e o PornHub? A Força

Todos os anos, os fãs da saga de cinema mais famosa da galáxia assinalam o dia May the 4th.

Foto
A iniciativa partiu dos fãs, mas a adesão acabou por tornar a data oficial Reuters/BENOIT TESSIER

No dia 4 de Maio, há uma galáxia muito, muito distante que fica mais perto dos fãs de Star Wars. A culpa é, claro, da Força. "May the 4th" assinala, em inglês, um jogo de palavras com a idiomática expressão “May the Force be with you” (“Que a Força esteja contigo”) da saga criada por George Lucas.

Este ano, para além das homenagens habituais, que se tornam rapidamente populares nas redes sociais, presta-se também homenagem a Carrie Fisher, a actriz que ficará para sempre conhecida pelo seu papel enquanto Princesa Leia, que morreu no final de Dezembro.

Nos Estados Unidos, o programa televisivo apresentado por Jimmy Fallon fez uma compilação de vários diálogos isolados dos filmes da saga, o que resultou numa interpretação muito particular da canção All star dos Smash Mouth.

Em Portugal, o dia também foi assinalado, até no mundo do desporto. O FC Porto foi o primeiro a fazê-lo, ao partilhar imagens de Óliver Torres, Alex Telles e Otávio com lightsabers em campo, quais jedis dos relvados.

Horas depois, foi a vez do Sporting aderir ao dia galáctico, mas optou por escolher o lado “negro” (ou o “verde” da Força), com uma imagem de Darth Vader a tirar uma selfie no estádio José de Alvalade.

Nesta luta entre a Força e o Lado Negro, o Benfica ficou de fora. Mas a página de humor Insónias em Carvão não deixou de assinalar o dia, com um falhanço do sportinguista Bryan Ruiz frente aos "encarnados".

Também a Polícia de Segurança Pública — que já habituou os seguidores às suas publicações humorísticas — aproveitou para alertar para uma condução segura, através de imagens de stormtroopers, soldados da tropa de elite do Império Galáctico.

"May the fourth be with you", também na estrada.

Posted by Polícia Segurança Pública on Thursday, 4 May 2017

"May the fourth be with you!" Porque hoje é o Dia do Star Wars, saiba que:

Posted by Polícia Segurança Pública on Thursday, 4 May 2017

A lista de entidades que homenagearam a saga foi diversificada. Desde o conhecido programa infantil Rua Sésamo...

... ao site de pornografia Pornhub.

O dia serve até para apelar à protecção da floresta, como mostra a organização ambiental Greenpeace.

As piadas mais "clássicas" também foram recuperadas.

"Quando acordas e percebes que amanhã é sexta-feira”, põe o C-3PO a dançar.

E para quê usar uma colher quando se pode usar a Força?, pergunta Jamie Oliver.

Além disso, esta quinta-feira, a convocação de um encontro urgente dos funcionários de topo da Casa Real britânica (que serviria para anunciar o afastamento do príncipe Filipe dos deveres reais) gerou algumas especulações e várias pessoas fizeram piadas relacionadas com a saga.

Os fãs de Star Wars terão ainda de esperar por Dezembro para conhecer o próximo filme, o oitavo filme da saga Star Wars — Os últimos Jedis, realizado por Rian Johnson — com estreia marcada para dia 14 de Dezembro. 

Sugerir correcção
Comentar