Durante um mês, o cult.urb oferece a Viseu música, literatura, cinema

Festival multidisciplinar, tem como centro o espaço Carmo '81 e, ao longo de Abril, acolherá concertos de PAUS ou Memória de Peixe, masterclasses de João Salaviza e Rui Zink, feiras de fanzines e residências artísticas.

Foto
No cinema, o cult.urb_viseu.fest será palco de uma masterclass de João Salaviza Miguel Manso

Haverá concertos e DJ sets. Discutir-se-á literatura, descobrir-se-ão cerca de 300 fanzines, haverá cinema para aprender em masterclasses e exposições de pintura e fotografia para apreciar. Ao longo de Abril, tudo isto acontecerá em Viseu, mais propriamente no Carmo ’81, sede da associação Acrítica C. R. L., fundada em 2014 e que desde então vem apresentando programação regular no centro histórico da cidade. Aproxima-se o segundo cult.urb_viseu.fest.

O início está marcado para este sábado, dia 1 de Abril, com concertos dos Memória de Peixe e dos Galo Cant’às Duas e prolonga-se dia 30 de Abril, data em que o cult.urb_viseu.fest se despede em festa, com concerto dos White Haus de João Vieira que, enquanto DJ, manterá a pista animada noite fora. Entre um e outro momento, serão desenvolvidos workshops de edição de autor e técnicas artesanais de edição para crianças viseenses do primeiro ciclo, forma de exercer pedagogia e praticar a inclusão. Dia 8 de Abril, inaugura a Mostra Internacional de Fanzines e de Edições de Autor, com autores vindos de todo o mundo.

No cinema, além da programação de curtas-metragens da ShortCutz (primeira sessão dia 7 deAbril), o cult.urb_viseu.fest será palco de uma masterclass de João Salaviza (dia 13, às 22h). Multidisciplinar, o festival acolherá escritores como Rui Zink (20 de Abril), Pedro Gadanho, director do MAAT (15 de Abril), e promoverá residências artísticas da pintora Margarida Fleming e, em conjunto, do ilustrador L Filipe Santos e do fotógrafo John Gallo.

No que à música diz respeito, assinale-se ainda os concertos dos PAUS, a 29 de Abril, com primeira parte do percussionista brasileiro radicado em Viseu João Lugarre, dos Riding Pânico (21 de Abril), e o set de DJ Quesadilla (8 de Abril).

Sugerir correcção
Comentar