Como os criativos das séries de televisão lidam com Trump e a política real

O New York Times falou com os responsáveis por algumas produções americanas para saber como o 45.º Presidente dos EUA afecta o seu trabalho.

Kevin Spacey já venceu um Globo de Ouro pela sua interpretação de Frank Underwood
Fotogaleria
Kevin Spacey já venceu um Globo de Ouro pela sua interpretação de Frank Underwood em "House of Cards" DR
Fotogaleria
Julia Louis-Dreyfus, que ficou conhecida por "Seinfeld", é a protagonista de "Veep" DR
Fotogaleria
Téa Leoni é Elizabeth McCord, Secretária de Estado em "Madam Secretary" DR
Fotogaleria
Kerry Washington interpreta Olivia Pope, em "Scandal", desde 2012 DR

Com a eleição de Donald Trump como Presidente dos EUA, os criativos de algumas séries de televisão que se dedicam ao universo político viram a realidade a aproximar-se ainda mais do que imaginaram. O New York Times falou com os argumentistas e produtores (ou showrunners) de House of Cards, Frank Pugliese e Melissa Jane Gibson, com as criadoras de Scandal, Shonda Rhimes, e de Madam Secretary, Barbara Hall, e ainda com David Mendel, que recentemente se juntou à equipa de Veep. A conversa centrou-se no eventual cruzamento que existe entre ficção e realidade. Tiveram que mudar o curso da série devido à eleição de Trump? Até que ponto o no Presidente dos EUA e Frank Underwood (House of Cards) são parecidos? E se tivessem de ser eles a escrever o guião de Trump?

Shonda Rhimes série que segue Olivia Pope (Kerry Washington), ex-directora de comunicação que cria a sua própria agência de gestão de crise, revelou que a sexta temporada de Scandal, que foi filmada antes da eleição de Trump mas que só estreou em Janeiro, sofreu alterações. Uma delas teve a ver com a polémica da interferência da Rússia nas presidenciais norte-americanas. “A nossa história de fundo tocava no assunto da Rússia, e tivemos que refazer tudo isso. E à medida que nos aproximámos da segunda parte [da temporada], disse que precisávamos de acabar numa forma mais optimística do que a que tínhamos planeado”, diz Rhimes.

A criadora e argumentista de Scandal considera que as pessoas com as quais os programas devem comunicar são aquelas que se abstiveram no dia da eleição. “Fico mesmo ofendida com o conceito de que o que resultou da eleição foi que – como é que digo isto? – as pessoas mais pobres que não são de cor [negra] precisavam de mais atenção. Pensei que isso fosse um bocado louco, que eles precisassem de mais televisão. Eles têm televisão. Pareceu-me muito estranho. E eu pensei que as pessoas com quem devíamos falar eram os 50% da população que não votaram. Essas são as pessoas que precisam de estar mais envolvidas.”

Mas há outra série que se aproxima ainda mais daquilo que acontece na política americana: Madam Secretary. Fala sobre a vida de uma secretária de Estado, a personagem principal, Elizabeth McCord (Téa Leoni), que se antecipou a John Kerry e conseguiu um acordo nuclear com o Irão. “Nós centramo-nos um pouco no futuro. Foi assim que o acordo de paz iraniano aconteceu [na série], porque estávamos a começar em conversações com o Irão, e pensámos em ir em direcção à conclusão mais dramática possível. Vamos ter um acordo de paz total e o Presidente do Irão vem cá [aos EUA]. Não foi exactamente isso que aconteceu [na realidade], mas aproximámo-nos muito das manchetes”, diz Barbara Hall.

Dos quatro títulos, Veep destaca-se pelo simples facto de ser a única comédia. David Mendel, um dos argumentistas, diz que os criativos da série “têm e não têm” de se preocupar com o que acontece no mundo real. “Nós passamos uma enorme quantidade de tempo a pensar nas piores coisas que um político possa dizer ou fazer”, afirma. Em Veep, vemos as peripécias da vida da ex-senadora Selina Meyer (Julia Louis-Dreyfus) como vice-presidente dos EUA. Quando a personagem deixa o cargo, inicia-se um novo arco narrativo, com Selina a conduzir uma campanha eleitoral para outro político — por precisar do dinheiro. “Pareceu ser a pior coisa que se pudesse pensar em fazer. Isso fá-la parecer horrível, espero eu que de uma maneira engraçada”, nota Mendel.

O argumentista de Veep conta que "a decisão de a retirar [Selina] da Casa Branca” ocorreu “há dois anos”, numa altura “pré-Trump, pré-Hillary”. Embora Mendel aproveite para dizer que "nunca esteve tão contente por não estar na Casa Branca" e reconheça no actual assessor de imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, a personagem Mike McLintock, assessor de imprensa de Selina em Veep. "Por um lado, ele [Spicer] faz o McLintock parecer muito bom no seu trabalho. Estou muito feliz por estarmos a evitar as maiores semelhanças", diz.

Donald Trump e Frank Underwood

House of Cards é a história de Frank Underwood (Kevin Spacey), congressista americano que tem como objectivo alcançar mais e mais poder. Frank é uma pessoa sem escrúpulos, que faz aquilo que é preciso fazer para conseguir o que quer. No final da segunda temporada, chega à Casa Branca. A pergunta é: o Presidente dos EUA ficcional e real têm pontos em comum? “Quando olho para ele [Trump] vejo este homem branco de 70 anos quase em pânico em relação ao mundo a mudar à volta dele, e ele está a lutar muito para se aguentar”, diz Melissa Jane Gibson, showrunner da série.

Jim Rutenberg, o jornalista do The New York Times, faz a observação de que Frank Underwood “está a tentar controlar o mundo de uma forma muito metódica”, diferente de Trump. “O Frank vem de dentro do sistema, ao passo que Trump chegou de fora, e ambos têm uma relação interessante com o sistema”, considera Gibson. “De uma maneira interessante, o Frank tenta gerir o caos. E se calhar o Trump também. Veremos”, afirma Frank Pugliese, outro showrunner de House of Cards.

“A coisa mais dramática que lhe podia acontecer era a transformação. Se ele realmente se tornasse num herói e num bom presidente. Isso é a coisa mais dramática, mais louca e mais bizarra que eu imagino acontecer a Donald Trump”, acrescenta Shonda Rhimes.

Sugerir correcção
Comentar