Começa hoje a música de Verão do Museu do Chiado

Foto

Lula Pena abre nesta sexta-feira a programação especial do museu

A novidade são os nomes, porque o acontecimento já se tornou presença regular na programação lisboeta deste período. Desde há quatro anos que, entre Julho e Agosto, o Museu do Chiado acolhe no Jardim das Esculturas concertos gratuitos ao início da noite. A programação 2013 das Noites de Verão, incluída no programa Lisboa na Rua – Com’Out Lisbon 2013 da Câmara Municipal de Lisboa e elaborada como sempre pela promotora Filho Único, arranca hoje, às 19h30. Até ao final de Agosto, passarão pelo Museu JP Simões, Tó Trips, Braima Galissá ou Carlos Zíngaro.

O início esta tarde será em grande. Será com Lula Pena, mulher de voz impossível e de uma sensibilidade que cruza de forma admirável o fundo fadista, o balanço sul-americano, o romantismo latino e o sentido transcendente magrebino. Não lhe ouvimos nada novo a solo desde Troubador, álbum de 2010. Falamos, porém, de matéria gravada. Em concerto, o espanto com que recebemos a sua música é constantemente renovado.

De hoje até ao final de Agosto, sempre às sextas-feiras, sempre às 19h30 e sempre com entrada livre, seremos presenteados com uma diversidade assinalável de expressões musicais. Dia 12 de Julho, o violinista Carlos Zíngaro, nome de destaque da nossa música contemporânea (é-o desde a década de 1960 em que formou os Plexus), junta-se Carlos Santos, cuja formação começou pelas artes plásticas mas que desde a década de 1990 tem desenvolvido obra nas áreas electrónicas de vanguarda. Uma semana depois, dia 19, ouviremos Aldina Duarte, fadistas das fadistas portuguesas da actualidade, voz que carrega consigo, mais que a tradição, as vozes intemporais que essa tradição preservou. Nascido a um continente de distância, Braima Galissá faz algo semelhante: mas a sua tradição é a cultura mandinga e o instrumento deste guineense radicado em Portugal desde 1998 é a kora, de que é um virtuoso. Este griot, ou seja, alguém que canta a história do seu povo e as lendas que a habitam, chega ao Jardim das Esculturas a 26 de Julho – mais tarde, a 23 de Agosto, chegará outro músico nascido na Guiné-Bissau, Mû, criador multifacetado e construtor de instrumentos originários ou inspirados na cultura do povo Balanta.

A programação inclui ainda JP Simões, dia 23 de Agosto e com o último “Roma” como novidade sumarenta, Tó Trips a solo (16 de Agosto), o duo formado pelo guitarrista Manuel Mota e por Afonso Simões, baterista dos Gala Drop, ou as paisagens cósmicas criadas por Guilherme da Luz, apaixonado pela música kozmische alemã de Popul Vuh ou Klaus Schulze (9 de Agosto).

Sugerir correcção
Comentar