Cinema à borla em Lisboa

No Cinema Ideal, que comemora os seus dois anos a partir desta quinta-feira, haverá 21 sessões de entrada gratuita. O Doclisboa realiza em Setembro uma sessão especial de cinema ao ar livre no Intendente.

Foto
Bruno Lisita

O Cinema Ideal celebra dois anos no próximo domingo, mas o programa comemorativo começa nesta quinta-feira prolongando-se até dia 31, incluindo 21 sessões de entrada gratuita, com 20 filmes que foram estreados nesta sala ao Loreto, em Lisboa.

Em comunicado, o Cinema Ideal anuncia a exibição de "filmes portugueses, europeus e do resto do mundo, documentários, clássicos, e para miúdos", uma "semana [que] será também um espelho do que de melhor teve a programação do cinema Ideal ao longo destes dois anos".

Nesta sala foram estreados 35 filmes portugueses, e exibidos títulos de Jean-Luc Godard ou Mike Leigh, de Jafar Panahi, Woody Allen, de Alain Resnais, Ettore Scola, de Apichatpong Weerasethakul ou Hou Hsiao-Hsien, entre outros, além da colaboração com festivais como o DOC, INDIE, MONSTRA e o Temps d'Images.

No domingo, dia do aniversário, realiza-se um concerto de JP Simões, às 19h com lotação limitada a 40 pessoas, antecedido de uma happy hour das 18h às 19h "em que todos estão convidados a brindar".  E às 18h45 haverá a ante-estreia do filme Loucamente, de Paolo Virzi, uma comédia dramática do realizador italiano de que foram já estreados em Portugal O Capital Humano e A Mais Bela das CoisasO filme passou na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2016 e estreia no próximo dia 29 de Setembro.

Também o Doclisboa - Festival Internacional de Cinema realiza no dia 1 de Setembro às 21h30, uma sessão especial de cinema ao ar livre no largo do Intendente, na esplanada do Largo Café, em Lisboa.

Em comunicado o Doclisboa esclarece que esta sessão "será composta por duas curtas-metragens exibidas em edições anteriores do Doclisboa, Gangster backstage, de Teboho Edkins, e Babor Casanova, de Karim Sayad", filme que venceu o Prémio SPA do Júri da Competição Internacional na edição de 2015 do Festival.

 

 

PROGRAMA DE ANIVERSÁRIO DO CINEMA IDEAL 

(sessões diariamente às 14h, 17h e 18h45)

 

Quinta, 25

E AGORA? LEMBRA-ME de Joaquim Pinto

45 ANOS de Andrew Haigh

O SAL DA TERRA de Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado

 

Sexta, 26

MOMMY  de Xavier Dolan

MONTANHA de João Salaviza

OS CARTOONISTAS de Stéphanie Valloatto

 

Sábado, 27

OS MAIAS de João Botelho

O ESPÍRITO DE ’45 de Ken Loach

O PAÍS DAS MARAVILHAS de Alice Rohrwacher

 

Domingo, 28

AS MIL E UMA NOITES – VOL. 3 de Miguel Gomes

A QUIMERA DO OURO de Charlie Chaplin

Antestreia de LOUCAMENTE, de Paolo Virzi 

 

Segunda, 29

PORTUGAL – UM DIA DE CADA VEZ de João Canijo

A NOITE CAIRÁ de Andre Singer

GETT de Roni e Shlomi Elkabetz

 

Terça, 30

TIMBUKTU de Abderrahmane Sissako

Filme escolhido por votação dos espectadores

TAXI de Jafar Panahi

 

Quarta, 31

AMAR, BEBER E CANTAR  de Alain Resnais

OS VERDES ANOS de Paulo Rocha

JOÃO BÉNARD DA COSTA - OUTROS AMARÃO AS COISAS QUE EU AMEI de Manuel Mozos  

 

Notícia actualizada com o título do filme em antestreia     

Sugerir correcção
Comentar