Cem anos do nascimento de Sartre assinalados em Lisboa

Foto
Jean-Paul Sartre DR

O centenário do nascimento do filósofo francês Jean-Paul Sartre vai ser assinalado hoje e amanhã em Lisboa através de um conjunto de iniciativas do Instituto Franco-Português e da Fundação Gulbenkian.

As iniciativas arrancam hoje com a projecção de um documentário com "retratos cruzados" de Jean-Paul Sartre e de Simone de Beauvoir, sua companheira, resultante das entrevistas realizadas por Madeleine Gobeil-Noël para a Radio-Canada, em 1964.

Seguir-se-á um debate com Eduardo Lourenço, Madeleine Gobeil-Noël e Anne Cohen-Solal, autora de uma biografia de Sartre (1905-1980), escrita há 20 anos e que continua a ser uma obra de referência.

Amanhã, o Instituto Franco-Português projecta o "Dossier Sartre" e o "Dossier Beauvoir", ambos da autoria de Madeleine Gobeil-Noel, seguindo-se um debate com a presença desta e de Anne Cohen-Solal.

Madeleine Gobeil-Noel entrevistou Simone de Beauvoir quando, em 1967, esta se deslocou ao Canadá com Sartre, mas esse material jornalístico nunca seria difundido fora do país, pois o filósofo francês - em desacordo com as autoridades da época e a sua concepção da televisão - não o permitiu.

Sugerir correcção
Comentar