Candidaturas à residência de escritores na Universidade de Iowa abertas a portugueses

Em 1968 o escritor Almeida Faria foi um dos seleccionados e em 2013 a residência recebeu a escritora Patrícia Portela.

Foto
Almeida Faria esteve nesta residência em 1968 Dario Cruz

A Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa está a aceitar candidaturas de escritores portugueses para a residência de escritores que decorre de 20 de Agosto a 8 de Novembro na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

A Iowa International Writing Program Fall Residency é a mais antiga residência de escritores norte-americana: existe desde 1967 e por lá já passaram mais de 1400 escritores oriundos de 130 países. No final dos anos 60, em 1968, o escritor Almeida Faria, autor de Rumor Branco (Assírio & Alvim) e A Paixão (Assírio & Alvim), foi um dos seleccionados, e em 2013 a residência recebeu a escritora Patrícia Portela, autora de Wasteband (Ed. Caminho).

Este ano, os escritores portugueses podem voltar a candidatar-se até ao próximo dia 25 de Março. Depois de serem seleccionados para participar pela Embaixada dos EUA, em Lisboa, ainda terão de concorrer à bolsa, com os outros escritores seleccionados pelos outros países, e só depois é que saberão se foram escolhidos para passar dez semanas nesta residência com todas as despesas incluídas. Na fase final serão seleccionados entre 25 a 35 escritores que ali poderão desenvolver os seus projectos, participar em conferências e em leituras e interagir com leitores americanos.

À bolsa podem candidatar-se escritores de ficção, de poesia, de não-ficção e de dramaturgia que tenham pelo menos um livro publicado ou um número considerável de trabalhos publicados nos últimos dois anos em antologias, jornais ou revistas literárias e que sejam fluentes em língua inglesa.

 "Pode a escrita criativa ser ensinada? É uma questão pertinente, mas, apesar das inúmeras vezes que me perguntaram isto, nunca soube muito bem o que responder. Porque se o que as pessoas estão a querer perguntar é: 'Pode o amor pela linguagem ser ensinado? Pode o talento para se contar uma história ser ensinado?', então a resposta é não", escreveu Francine Prose, que foi professora do Iowa Writers's Workshop – a primeira licenciatura em Escrita Criativa a nascer numa universidade norte-americana, no seu livro Reading Like a Writer (ed. HarperCollins). Na sua opinião, a criatividade não pode ser transmitida de professor para aluno. Mas um bom professor pode ensinar um aluno a editar o seu trabalho: reescrever, cortar e melhorar o texto. É isso que acontece na Universidade de Iowa. 

 

Sugerir correcção
Comentar