Cala-te e Toma o Meu Dinheiro

O escritor Cory Doctorow criou uma uma loja de de "comércio justo", iniciativa em que o escritor também faz de retalhista.

Fotogaleria
Cory Doctorow Jonathan Worth
Fotogaleria
dr

Há oito anos que Cory Doctorow, o autor de Little Brother - O Futuro Já Começou (Editorial Presença), não lançava um romance para adultos. No dia 25 de Abril, Walkaway, um thriller de ficção científica, estará disponível nas livrarias. Esse é também o dia em que finalmente Cory Doctorow vai revelar o projecto em que está a trabalhar, pelo menos desde 2014, e a que deu o nome de código: “Shut Up and Take My Money” (SUATMM, que em português seria qualquer coisa como "Cala-te e Toma o Meu Dinheiro"). 

É uma livraria de livros electrónicos, a que o escritor britânico nascido no Canadá gosta de chamar “uma loja de ebooks de comércio justo, em que o escritor também faz de retalhista”. Uma loja que no futuro dará também aos leitores a possibilidade de serem eles a atribuir o preço que consideram justo pagar por cada ebook que querem comprar. Algo inspirado no que já acontece na plataforma Humble Bundle, que começou a fazê-lo com videojogos (onde parte do que é pago vai para instituições de caridade) mas também já aplicou a mesma ideia a livros e Doctorow esteve ligado a essas iniciativas.

SUATMM é uma plataforma que permite que autores como Cory Doctorow, que têm editores tradicionais espalhados pelo mundo, vendam os seus livros em formato de ebook nos mesmos termos que Amazon, Kobo, Google, BN.com, Apple e outros gigantes do comércio electrónico o fazem.

“Como autor, ser o meu próprio revendedor de livros electrónicos traz-me vantagens. Dá-me dinheiro: depois de tirar os 30% que cabem ao retalhista e os habituais 25% de direitos de autor dados pelo editor, os meus royalties duplicaram. É uma maneira simples e justa de cortar todas as outras partes da cadeia de valor do meu êxito: como se trata de uma venda de retalho normal, os meus editores recebem o que costumam receber, tal como os meus agentes. E ainda me dá, ao segundo, dados sobre quem está a comprar os meus livros e onde”, explicou Cory Doctorow na crónica que escreveu numa das Publishers Weekly distribuídas durante a Feira do Livro de Londres em Março passado. 

O nome “Shut Up and Take My Money” não nasceu por acaso. Cory Doctorow sabe por experiência própria que embora existam pessoas que não querem pagar por nada e por isso roubam, muitas pagariam de bom grado se tivessem acesso àquilo que desejam, da forma que acham mais conveniente. O escritor acredita que “há muita gente no mundo que quer comprar as nossas coisas e dar-nos o seu dinheiro”. E se em vez de estarmos preocupados a tentar resolver o problema da pirataria, “estivéssemos preocupados em resolver o problema daqueles que nos querem dar o dinheiro mas têm a vida tão complicada porque lhes dizemos que estão a pagar da forma errada, ou que estão a usar a moeda errada, ou que estão no país errado, seja lá o que for”, desabafava num depoimento em vídeo que deu ao ilovelibraries, uma iniciativa da Associação dos Bibliotecários Americanos. 

O “Shut Up and Take My Money” servirá, acredita Doctorow, para chegar a um novo público em que nenhum revendedor ou editor anglo-saxónico está a pensar: os milhões por esse mundo fora para quem o inglês é a segunda, terceira ou quarta língua e que nem sempre conseguem ter acesso aos livros que querem ler, a não ser através da pirataria. 

Sugerir correcção
Comentar