Bob Dylan apagou a referência ao Nobel no seu site

O músico ainda não comentou publicamente a distinção da Academia Sueca e agora apagou a única (e subtil) referência ao Nobel na sua página.

Foto
O músico ainda não confirmou presença na cerimónia de entrega dos prémio Nobel Charles Platiau/Reuters

Primeiro o silêncio, depois a subtil referência ao Nobel na sua página. Agora, Bob Dylan recua e apaga a distinção do seu site. A referência ao prémio na sua página tinha sido o único acto de reconhecimento público de Dylan. O Nobel da Literatura que gerou controvérsia não atendeu o telefone à Academia Sueca, não falou do prémio nos concertos que se seguiram e limitou-se a acrescentar numa das páginas do seu site: “vencedor do Prémio Nobel da Literatura”. Esta sexta-feira, a referência já tinha sido apagada.

Bob Dylan é o primeiro norte-americano a ganhar o prémio desde Toni Morrison, em 1993 e sua distinção desencadeou uma polémica entre os que defendem e os que questionam a justiça da mesma.

Na última semana, um músico e amigo do cantor, Bob Neuwirth, dizia ao Washington Post que Bob Dylan é discreto e "pode nem mesmo agradecer".

O escritor Will Self afirmou ao Guardian que Dylan deveria rejeitar o prémio porque o seu fundador, Alfred Nobel, tinha uma fábrica de armamento.

Ainda não se sabe se este é um sinal de que o músico irá rejeitar a distinção ou se se trata apenas de uma decisão da equipa responsável pela gestão da sua página.

Sara Danius, Secretária Permanente da Academia Sueca, acredita que o músico irá aparecer na cerimónia de entrega de prémios, no dia 10 de Dezembro, apesar de não ter atendido nenhum telefone ou respondido a qualquer e-mail. "Eu acredito que ele irá aparecer. Se ele não quiser, não virá. Irá existir uma grande festa de qualquer das formas e a honra pertence-lhe", diz ao Guardian.

A Academia Sueca sublinhou que caso Dylan recuse a distinção – como já fez o filósofo francês Jean-Paul Sartre – isso não a torna menos válida.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários