Biblioteca Nacional Digital é apresentada hoje

Foto
Para além de iluminuras poderão ser consultadas gravuras antigas ou livros DR

O projecto Biblioteca Nacional Digital arranca hoje, possibilitando a consulta pela Internet de vários conteúdos como livros, iluminuras ou gravuras antigas.

Os utilizadores vão poder consultar mapas, gravuras, manuscritos, iluminuras do século XVI e XVII e livros que poderão ser encontrados por autor ou título. É a primeira vez que as iluminuras da BN vão poder ser consultadas na Internet sem qualquer restrição.A BN Digital vai ser organizada segundo grandes áreas, a saber: construção da memória, sítios temáticos, exposições virtuais e edições.
Da construção da memória fazem parte conteúdos relativos à memória da língua, da música, da história, literatura, imprensa, pensamento, ciência, educação, imagem, espaço e do livro.
Nos sites temáticos podem encontrar-se biografias e obras de autores portugueses e dos principais momentos da História portuguesa como o período dos Descobrimentos (séculos XV/XVI) ou o 25 de Abril de 1974.
Na área das exposições virtuais é possível conhecer algumas das exposições da BN, nomeadamente "Vitorino Nemésio: Rotação da memória", a decorrer, ou já realizadas, designadamente "Cartografia do Brasil", "Ciência do Desenho" ou "Verdi em Portugal".
O espaço de edições é dedicado às obras e publicações periódicas editadas pela BN.
O projecto que integra o Portal Cultural aprovado pelos ministros da Cultura da União Europeia, é apresentado hoje à tarde, com a presença do ministro da Cultura, Augusto Santos Silva e dos secretários de Estado da Cultura, Conde Rodrigues e da Comunicação Social, Arons de Carvalho.

Sugerir correcção
Comentar