Atelier dirigido por arquitecto português vence concurso internacional na China

Foto
Escada rolante num centro comercial em Xangai AFP PHOTO

Radicado na China desde 2011, o arquitecto português Élio Zorro lidera o atelier Carrier Johnson, que esta semana arrebatou, num concurso internacional, um grande projecto de habitação e comércio em Xi'an, região oeste do país.

Trata-se de quatro torres com uma área de construção de 85.000 metros quadrados, baptizadas de "Silver Sky Gardens" e inseridas num novo planeamento desenhado pela firma norte-americana F&M. Além do atelier de Élio Zorro, que tem sede em Xangai, participaram no concurso mais quatro candidatos.

O desafio, lançado pelo grupo privado chinês Vertical City, foi criar um "projecto de arquitectura sustentável", capaz de "resolver o problema da habitação", inserida num cenário verde, explicou Élio Zorro. "A China, neste momento, atravessa uma fase em que procura projectos ecossustentáveis. E esse era um pré-requisito do programa", disse o arquitecto.

País mais populoso do planeta, com cerca de 1.370 milhões de habitantes, o "gigante" asiático experimentou nas últimas décadas um ritmo de urbanização ímpar na história da humanidade.

A percentagem da população urbana subiu de 10,6% em 1949, ano de fundação da China comunista, para mais de 51% no ano passado.

Pelas previsões oficiais, mais 250 milhões de chineses deverão radicar-se nas cidades até ao final da próxima década.

"Sou um privilegiado por ter presenciado este fenómeno: o que estamos a viver nesta parte do mundo é incrivelmente único", comentou o arquitecto de 36 anos. Por outro lado, "a velocidade do desenvolvimento na China não permite o tipo de planeamento semelhante ao que é feito nas cidades europeias", explicou.

Muitos "projectos que vemos nas urbes chinesas estão descontextualizados".

Fruto da carência de profissionais experientes formados no país, a arquitectura é a área que traz mais quadros portugueses à China. "Somos rigorosos, damo-nos bem com o trabalho, respeitamos e temos regras e o patrão e os clientes gostam", resumiu o profissional.

O "Silver Sky Gardens" vai ser construído em Xi'an, a antiga capital da China e o extremo oriental da histórica Rota da Seda, que durante séculos ligou o "gigante" asiático e a Europa, através da Ásia Central. É também lá que fica o Exército de Terracota, uma imensa colecção de esculturas que representa os soldados de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China.

O uso da calçada portuguesa está previsto na maquete apresentada pela Carrier Johnson, mas Élio Zorro não tem certeza de que possa mesmo ser incluída no projecto final. "Gostava que ficasse, mas não existem calceteiros aqui na China", lamentou.

Sugerir correcção
Comentar