As fotografias do World Press Photo estão em Lisboa até Maio

Foto
Fotografia vencedora de Samuel Aranda AFP

Em Lisboa estão em exposição 160 fotografias premiadas na edição deste ano do World Press Photo, o maior concurso internacional de fotojornalismo. A exposição pode ser visitada no Museu da Electricidade até ao dia 20 de Maio.

O fotografo espanhol Samuel Aranda venceu a edição deste ano do World Press Photo com uma fotografia tirada em Outubro dentro de uma mesquita, que serviu de hospital durante os conflitos entre a polícia e os opositores ao regime do Iémen

A imagem de uma mulher, cuja expressão facial está escondida atrás de uma burqa, a segurar nos braços um familiar ferido, conquistou o júri do World Press Photo, que não precisou de caras para perceber o drama da situação. Sentados no chão, encostados à parede, é a linguagem corporal que dá expressão à imagem. A fotografia ficou ainda em primeira lugar na categoria de "People in the news", valendo ao fotógrafo o prémio no valor de 13 mil dólares (cerca de 10 mil euros).

A fotografia de Samuel Aranda tornou-se num símbolo da Primavera Árabe mas não foi a única a concurso. Os confrontos no Médio Oriente foram um dos principais temas da edição deste ano do World Press Photo, tendo-se destacado também o fotógrafo russo, Yuri Kozyrev, com uma fotografia dos rebeldes líbios, na categoria de “Spot News Singles”.

Outro dos temas mais retratos foi o terramoto e o tsunami que aconteceu no Japão em Fevereiro, valendo ao japonês Koichiro Tezuka o primeiro lugar na categoria de “Spot News Stories”. O fotógrafo da AFP Yasuyoshi Chiba, conseguiu alcançar o primeiro prémio na categoria "People in the News Singles", pelas suas imagens dos dias posteriores ao tsunami.

A 55ª edição do World Press Photo premiou 57 fotógrafos, de 24 nacionalidades, em nove categorias diferentes. Submetidas a concurso foram 101254 fotografias, de 5247 fotógrafos, de 124 países diferentes.

Sugerir correcção
Comentar