Zadie Smith, Ali Smith, Arundhati Roy e Paul Auster nomeados para o Man Booker

O júri do prémio literário Man Booker anunciou a primeira lista de 13 nomeados ao galardão deste ano, a shortlist será conhecida em Setembro.

Foto
Paul Auster é um dos nomeados deste ano para o importante prémio do mundo literário. LUSA/XAVIER BERTRAL

Os romances  4 3 2 1, de Paul Auster (que virá a Portugal em Setembro, ao Festival Internacional de Cascais);  Days Without End, de Sebastian Barry; History of Wolves, de Emily Fridlund; Exit West, de Mohsin Hamid; Solar Bones, de Mike McCormack; Reservoir 13, de Jon McGregor, Elmet, de Fiona Mozley; O Ministério da Felicidade Suprema, de Arundhati Roy (que também estará em Cascais); Lincoln no Bardo, de George Saunders; Home Fire, de Kamila Shamsie, Outono, de Ali Smith; Swing Time, de Zadie Smith e The Underground Railroad, de Colson Whitehead (que vai estar nos dias 16 e 17 de Outubro em Lisboa, para promoção do livro, que será editado em Setembro pela Alfaguara) são os treze nomeados ao mais importante prémio de literatura inglesa, o Man Booker Prize. 

O júri, que neste ano é presidido por Lola Young, antiga professora de Estudos Culturais da Universidade de Middlesex, e é composto ainda pelas escritoras Lila Azam Zanganeh e Sarah Hall, bem como pelo artista Tom Phillips e o presidente da Real Sociedade Literária britânica, Colin Thubron, divulgou a lista em comunicado. A escritora britânica Arundhati Roy entra na lista com o seu segundo livro de ficção, tendo vencido o então prémio Booker em 1997 com o seu livro de estreia, e está agora acompanhada por quatro escritores que já  foram finalistas do prémio: Ali Smith, Zadie Smith, Sebastian Barry e Mohsin Hamid.

"Três primeiras obras foram reconhecidas pelos juízes deste ano, duas delas escritas pelos autores mais jovens da lista: Elmet, de Fiona Mozley, de 29 anos, e History of Wolves, de Emily Fridlund, de 38 anos. O terceiro é o primeiro romance de George Saunders, Lincoln no Bardo", afirmou a presidente do júri, Lola Young. "Estamos muito entusiasmados com a lista de nomeados porque diz-nos algo sobre o estado da ficção nos nossos dias", afirma Lila Azam Zanganeh, num vídeo disponibilizado pela organização do prémio.

O prémio Man Booker, no valor de 50 mil libras (mais de 56 mil euros), distingue anualmente um livro de ficção escrito em inglês na versão original e publicado no Reino Unido durante o ano do galardão. A lista de seis finalistas vai ser anunciada a 13 de Setembro e o vencedor será conhecido no dia 17 de Outubro.

No passado mês de Maio chegou às livrarias portuguesas o livro vencedor da edição do prémio do ano passado, O Vendido, de Paul Beatty.

 

Notícia corrigida dia 4 de Agosto, ao 12h30 : O escritor Colson Whitehead vai estar a promover o seu livro em Lisboa e não no Folio, em Óbidos, como se referia numa versão anterior desta notícia 

Sugerir correcção
Comentar