Arquivo de Andy Warhol reabre no início próximo ano

Foto
Apesar do encerramento, o museu continua a organizar exposições e a emprestar objectos e artigos do seu espólio para outras exposições Paul Rocheleau/The Andy Warhol Museum

O arquivo do museu de Andy Warhol, em Pittsburgh, EUA, vai reabrir no início de 2013, avançaram ao Art Newspaper responsáveis daquela instituição. O arquivo está encerrado para reorganização do espólio desde 2011.

Após 17 anos de funcionamento, o centro/arquivo localizado na cidade natal de Andy Warhol fechou para catalogação de artigos, objectos e reorganização dos materiais. Apesar do encerramento, o museu continua a organizar exposições e a emprestar objectos e artigos do seu espólio para outras exposições, admitiu o arquivista responsável do arquivo, Matt Wrbican, ao Art Newspaper.

Fotógrafo, realizador e pintor, Andy Wrahol foi um nomes cimeiros da pop art, um movimento artístico marcado pela utilização de ícones populares da sociedade nas obras de arte. Os quadros de Marilyn Monroe e a lata de sopa Campbell são algumas das peças mais conhecidas do artista.

Artigos e notícias sobre o artista, materiais, fontes de inspiração, posters de filmes ou exposiçãos próprias são alguns dos objectos que se podem encontrar no arquivo dedicado a Andy Warhol. São cerca de meio milhão de documentos a que se juntam filmes, pinturas, vídeos, esculturas e trabalhos gráficos de Andy Warhol expostos no museu.Todo o espólio contido neste centro "revela as motivações de Warhol, os processos e a sua ligação com o mundo em seu redor", referiu o director do Museu Warhol, Eric Shiner, em entrevista ao mesmo jornal.

Um dos objectos mais curiosos deste centro são as Cápsulas do Tempo. São 612, maioritariamente caixas de cartão, que o artista juntou ao longo de cerca de 30 anos, desde os anos 60 até à sua morte, em 1987. Colocada perto da sua secretária, a caixa de cartão recebia, quase diariamente, todos os documentos que passavam por Warhol: cartas de admiradores, convites para jantar, jornais, poesias, imagens e fotografias, entre outros objectos. Mais tarde, já cheia, a caixa era selada e enviada para armazenamento. Até agora, só 400 cápsulas foram abertas.

Sugerir correcção
Comentar