Arquitecta espanhola vence concurso para Castelo de Abrantes

O Concurso Internacional de Ideias foi lançado pela Câmara Municipal de Abrantes e pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos.

Foto
A Igreja de Santa Maria no Castelo de Abrantes enric vives-rubio

A arquitecta espanhola Laura Cebrián venceu o concurso internacional de ideias para o castelo de Abrantes, tendo apresentado o melhor projecto para a requalificação e valorização daquela fortaleza.

Inspirando-se na vida cultural de Abrantes, a proposta coordenada pela arquitecta espanhola foi destacada pelo júri, entre 12 projectos a concurso, que valorizou "os cenários de reactivação do Castelo de Abrantes, "definindo uma estratégia de intervenção, à imagem de um masterplan, que aborda os objectivos do programa, criando condições para um potencial desenvolvimento de novas valências" naquele equipamento, e no âmbito da requalificação e valorização da secular fortaleza através da criação de programas para fins lúdicos, culturais e turísticos.

O Concurso Internacional de Ideias foi lançado pela Câmara Municipal de Abrantes, no distrito de Santarém, e Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS), entidades que anunciaram os resultados do concurso e que realçaram ainda que o projecto vencedor "apresenta também uma investigação sobre a vida cultural da cidade que fundamenta as opções programáticas tomadas", numa "lógica de complementaridade, com todas as intervenções que estão previstas fazer no centro histórico, no âmbito da regeneração urbana".

De acordo com a OASRS, o painel de jurados foi composto pelo arquitecto italiano Walter Angonese, indicado por aquela entidade, pela presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, e pelo arquitecto João Carlos dos Santos, subdirector-geral da DGPC, indicado pela autarquia.

No âmbito do concurso, os arquitectos e arquitectos paisagistas foram convidados a "interpretarem o centro histórico enquanto unidade dinâmica e articulada com a envolvente, que estabelece relações de reciprocidade de forma a garantir fluxos humanos significativos". "Estes fluxos devem ser encarados como rótula de articulação entre as diversas partes da cidade, criando um único sistema urbano, vital para cidades de média dimensão", referiu a OASRS.

Em reunião de executivo, a presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque (PS), disse que o projecto vencedor "é assumido como masterplan", ou seja, "não prevê intervenção propriamente, mas prevê um conjunto de valências a introduzir nesses espaços, que depois dão aos arquitectos, aos paisagistas, a oportunidade de poderem vir a trabalhar per si, cada uma das componentes sobre um 'chapéu' comum que é este masterplan".

Promovido pela autarquia em ano de centenário, o objectivo do concurso é requalificar a envolvente de um monumento considerado por Céu Albuquerque como "o postal de Abrantes e o ex-libris da cidade: o Castelo, as suas muralhas e a sua envolvente", referiu.

De acordo com a arquitecta, citada em nota de imprensa, a proposta persegue três objetivos: "Relançar o conjunto arquitectónico, melhorar a relação entre o Castelo e a cidade, e melhorar as conexões internas entre as diferentes partes do conjunto histórico".

O 2.º prémio foi obtido pelo gabinete KWY Arquitectura, com a colaboração de Baldios Arquitetos Paisagistas, com uma proposta que, segundo o júri, "conceptualmente muito interessante, valorizando a realidade topográfica do espaço natural em volta das muralhas do castelo criando percursos e vistas que se encontram actualmente inutilizados".

No entanto, e de acordo com a mesma nota, "uma questão menos positiva prende-se com o impacto do novo passadiço e da torre implantada junto à porta da traição que introduzem uma certa quantidade de construção e edificação de alguma forma desnecessária face às necessidades do programa".

O trabalho coordenado por Girão Lima Arquitectos, com o arquiteto Miguel Cruz de Carvalho, obteve o 3.º prémio.

Segundo o júri, a proposta tem uma "abordagem arquitetónica e espacial de grande qualidade" mas "apresenta dois temas desfavoráveis, nomeadamente, a introdução de um elevador e túneis e a solução de reformulação do parque radical".

A cerimónia de entrega de prémios e apresentação da proposta vencedora está marcada para segunda-feira, às 18h, na igreja de Santa Maria do Castelo, em Abrantes. Na ocasião, abre ao público a exposição que vai mostrar os 12 trabalhos concorrentes.

 

Sugerir correcção
Comentar