Arcanjo derrubado por turista volta este sábado ao Museu Nacional de Arte Antiga

Escultura em madeira esteve em restauro nos últimos meses e foi o centro de um caso que gerou debate sobre a vigilância dos museus.

Fotogaleria
O restauro da escultura Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Imagem divulgada via Facebook do incidente de Novembro DR
Fotogaleria
O MNAA procedeu à retirada da escultura em 2016 Nuno Ferreira Santos

A escultura do Arcanjo São Miguel, derrubada por um visitante do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, vai regressar este sábado à exposição permanente com um espetáculo organizado pelo Chapitô no âmbito da Noite dos Museus.

Sujeita a restauro ao longo dos últimos meses, a escultura em madeira era proveniente do antigo Recolhimento de São Patrício de Lisboa, estabelecimento que alberga o Chapitô, o que fez com que a Escola de Circo se mobilizasse para fazer a montagem do espetáculo Miguel e Los Angeles. O espetáculo, que decorre a partir das 21h30, é inspirado na "iconografia dos anjos", conta com música de Rodrigo Leão e voz de Teresa Salgueiro, e vai ser apresentado no largo José Figueiredo e no jardim do MNAA, no âmbito da Noite dos Museus.

Em Novembro do ano passado, um turista que visitava a exposição do MNAA, ao recuar para tirar uma fotografia, derrubou acidentalmente a escultura do Arcanjo São Miguel, que sofreu fracturas e perdas da camada policromada. A obra foi depois enviada para o Laboratório José de Figueiredo para avaliação dos danos, e está agora a ser reparada no museu por uma equipa multidisciplinar.

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, chegou a ser questionado no Parlamento sobre o acidente e a eventualidade de ter tido na origem a falta de vigilantes no museu, que veio a ser reforçado com mais três funcionários.

Na Noite Europeia dos Museus, que se assinala este sábado, estão previstas cerca de 200 actividades e decorrerá em Lisboa a segunda edição dos Museus em Movimento, uma iniciativa da DGPC em parceria com a Volkswagen Veículos Comerciais que consiste na oferta de transporte gratuito à população que deseja visitar os museus. Entre as 18h e as 23h funcionam duas rotas: uma em Belém - Museu de Arqueologia, Museu de Etnologia, Museu dos Coches, Museu de Arte Popular e Palácio Nacional da Ajuda.
A outra rota, no centro, liga a Casa-Museu Anastácio Gonçalves, Museu do Azulejo, Museu do Traje, Museu do Teatro e Museu da Música.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários