Aos 70 anos, Caetano Veloso ainda é “uma força criativa notável”

Foto
Aos 70 anos, Caetano Veloso cantou, escreveu, representou e ainda escolheu o nome da irmã Foto: Daniel Rocha

Em 1967, em “Domingo”, o seu disco de estreia, dizia. “Meu coração não se cansa de ter esperança de um dia ser tudo o que quer.” Hoje, aos 70 anos, já “organizou” um movimento, cantou, representou, escreveu. Para muitos músicos, é "uma referência e uma inspiração".

Caetano Emanuel Vianna Telles Veloso nasceu a 7 de Agosto de 1942, em Santo Amaro da Purificação, uma pequena cidade do Recôncavo Baiano, próxima de Salvador. Faz esta terça-feira 70 anos e é considerado uma das figuras mais importantes da música popular brasileira contemporânea.

A paixão pela música surgiu quando ainda era criança, aprendendo os primeiros acordes no violão com a irmã Maria Bethânia, a quem escolheu o nome, depois de ouvir centenas de vezes a música “Maria Betânia” de Nelson Gonçalves. Nesta época, cantava apenas para entretenimento familiar, porém a vida reservava-lhe palcos maiores.

Em 1967, editou o primeiro álbum, “Domingo”, que mostra uma ligação à bossa nova, mas na contracapa Caetano avisa: “Minha inspiração agora está tendendo para caminhos muito diferentes dos que segui até aqui". Com os músicos Gilberto Gil, João Gilberto, Gal Costa e Tom Zé, de quem se tornou amigo, fundou o movimento tropicalista, rompendo com as tradições da música brasileira.

“Eu organizo o movimento”, canta Caetano na canção-manifesto “Tropicália”, no disco com o mesmo nome. “Foi um grande abanão, uma ‘geleia geral’ como lhe chamou Gilberto Gil”, explica ao PÚBLICO o músico português Sérgio Godinho. "Juntou os sons primitivos, a confusão dos estilos da Bahia e teve no Caetano uma das figuras importantes”, acrescenta.

Em 1969, em plena ditadura militar de Garrastazu Medici, Veloso e Gilberto Gil foram exilados para Londres, onde permaneceram até 1972. A alegria do regresso ao Brasil não passou despercebida a Jorge Ben na canção “Alegria Alegria”, a que Maria Bethânia emprestou a voz e o entusiasmo: "Lá vem o mano, o mano Caetano / Ele vem sorrindo, ele vem cantando / Ele vem feliz pois ele vem voltando".

Foi por volta desta altura que Godinho se cruzou com Caetano pela primeira vez. Anos mais tarde, em 2001, convidou o brasileiro para participar no ábum “Irmão do Meio” e este escolheu cantar “Lisboa que amanhece”. “A canção falava sobre Lisboa, mas o Caetano deu-lhe um tom tão pessoal que a canção parecia dele. Ele tem essa capacidade, não imita ninguém”, recorda.

Sérgio Godinho lembra-se das conversas com Caetano que eram sempre “frutuosas, soltas e naturais”. “E podíamos estar a falar sobre assuntos interessantes ou só a dizer ‘bobagem’”, diz o músico.

Nas décadas de 80 e 90, Caetano Veloso continuou a gravar e a produzir discos, destacando-se "Outras Palavras", "Cores, Nomes", "Uns" , "Velô","Circuladô" ou "Tropicália 2".

Aliou à música o gosto pela literatura e pelo cinema. Editou os livros "Verdade Tropical" (1997), “Letra Só” (2003) e “O mundo não é chato” (2005) e participou nos documentários “Os Doces Bárbaros” (1977) e “Coração Vagabundo” (2009). Em 1986, assinou ainda a realização do filme “Cinema Falado”.

Criou também a banda sonora para filmes como “Fala Com Ela”, de Pedro Almodóvar, ou “Frida”, que o levou a actuar na 75ª Cerimónia de Entrega dos Óscares, em 2003.

Com canções gravadas em português, espanhol, inglês e italiano, foi premiado com 5 Grammys Latinos e considerado pelo jornal americano The New York Times como “um dos maiores compositores do século”.

A fadista portuguesa Ana Moura, habituada a ouvir música brasileira desde criança, não podia estar mais de acordo com esta classificação. “Em miúda ouvia muito Chico Buarque, Milton Nascimento e Caetano Veloso”, conta ao PÚBLICO. “O Caetano é uma referência para mim e uma inspiração, apesar de num estilo diferente”, acrescenta.

A inspiração tornou-se palpável no ano passado durante o Festival Back to Black, no Rio de Janeiro, quando Caetano a felicitou pela sua actuação e lhe contou estar a par do seu trabalho. “Simpatizei logo com ele. Achei-o humilde e muito alegre, apesar de ser bastante profundo na composição”, descreve Ana Moura. “É daquelas pessoas que, depois de se ouvir tantas vezes, quando se conhece ao vivo, as expectativas confirmam-se”, acrescenta.

Capacidade de inovar

Se antes Caetano era reconhecido pelos discos gravados e pelas actuações ao vivo, agora as novas tecnologias e as redes sociais têm também um papel importante. O artista lançou, em Junho, uma


nova página oficial para assinalar o seu 70º aniversário

onde se podem ouvir em

streaming

gratuito os mais de 45 álbuns editados. No entanto, em Portugal, esta funcionalidade não está activa. O PÚBLICO questionou a representante portuguesa da editora Universal, mas esta não soube explicar por que não é possível ouvir os discos a partir de Portugal. Tentámos ainda esclarecer a questão junto da Universal no Brasil, mas, até ao momento, não obtivemos resposta.

No site, além de ouvir as músicas, é igualmente possível aceder às letras das canções e ver as capas e os livros que acompanham os discos. Algumas músicas ou os álbuns podem ser na loja da Apple, o iTunes.

A página inclui ainda fotografias do arquivo pessoal do músico, vídeos de carreira e informações sobre os concertos. Toda a informação pode ser consultada por décadas e existem ligações ao Twitter e ao Facebook, onde os fãs não quiseram deixar de lhe desejar os parabéns.

Tributo pelos 70 anos

Também para comemorar o 70º aniversário do artista baiano, foi lançado esta terça-feira, 7 de Agosto, um tributo em disco - “A tribute to Caetano Veloso” - com canções reinterpretadas por artistas de outras gerações e estilos musicais.


Ana Moura é a única presença portuguesa neste álbum, participando com o tema “Janelas Abertas nº2”, produzido por José Mário Branco. “Foi difícil escolher este tema”, confessa. A atmosfera mais próxima do fado que Caetano Veloso imprimiu na canção “Os argonautas” fez com que esta fosse a primeira escolha da cantora, mas uma conversa com o produtor fê-la mudar de ideias. “Percebi que poderia ser um a escolha demasiado obvia, e esta canção seria mais desafiante”.

À fadista portuguesa juntam-se, entre outros, Marcelo Camelo, Beck, Chrissie Hynde, Seu Jorge, os Mutantes, The Magic Numbers, Jorge Drexler e Devendra Banhart. “É um projecto que me deixou muito feliz, até pelo elenco envolvido”, disse Ana Moura.

Aos 70 anos, Caetano Veloso é um artista incansável, considerado por muitos como uma das figuras mais notáveis da música do século XX. Sérgio Godinho destaca a sua criatividade e curiosidade. “É uma pessoa que está bem com ela própria e uma força criativa muito grande. Fico contente por ele estar tão activo aos 70 anos”, conclui.

Sugerir correcção
Comentar