Afinal, o que acontece no recinto do Boom Festival?

As boas práticas ambientais garantiram-lhe lugar de destaque no circuito global, mas o Boom Festival ainda não é apreendido na totalidade em Portugal. No fim-de-semana, depois de duas mortes, existiu quem acusasse a organização de opacidade. Mas quem o conhece por dentro elogia-lhe a transparência.

Fotogaleria
Os chamados "chill-out gardens" João Curiti
Fotogaleria
Crianças brincam no espaço da Herdade da Granja João Curiti
Fotogaleria
Uma participante perto da barragem
Fotogaleria
Algumas esculturas presentes no lugar João Curiti
Fotogaleria
Palestra na liminal village
Fotogaleria
Perspectiva frontal sobre o dance temple JAKOB KOLAR
Fotogaleria
Durante o concerto de Tó Trips & João Doce
Fotogaleria
O final do dia no recinto JAKOB KOLAR
Fotogaleria
Sessão de ioga

Durante a manhã existe quem faça ioga, meditação, tratamentos de bem-estar orientados por terapeutas, contacto-improvisação, ou quem mergulhe na barragem e dance na tenda principal (dance temple) ao som do trance psicadélico, podendo optar por outras sonoridades electrónicas mais expansivas no alchemy circle, ou abandonar-se a harmonias ambientais nos chill-out gardens, aí ficando tranquilamente. À tarde o calor aperta. Procura-se sombra, apanha-se sol nas margens da barragem ou nada-se, assiste-se a uma das muitas conferências ou palestras na tenda liminal village, ou vai-se à área onde estão expostas obras com o cunho da cultura psicadélica. Os mais afoitos a caminhadas, ou os que possuem bicicletas, podem deslocar-se a um dos limites do recinto ao bar Funky Beach.

Quando o dia começa a dar lugar à noite, o quase silêncio reina. O dance temple deixa de se ouvir. Ouvem-se gritos das brincadeiras das crianças. Contempla-se em celebração o pôr do sol. À hora de jantar as zonas de restauração enchem-se e quem quiser um hambúrguer não terá dificuldades, mas prevalecem os sabores exóticos globais ou iguarias do concelho de Idanha-a-Nova. A essa hora já começou a operar o palco sacred fire onde se podem ver concertos de nomes como Tó Trips & João Doce, Fandango, HHY & The Macumbas ou Fogo-Fogo, com o afro-beat a misturar-se com o fado ou o semba, perante um público com disponibilidade para tudo dançar.

Durante a noite os diversos espaços enchem-se, mas até pode ser num recanto da floresta que acontece um espectáculo improvisado, juntando dezenas em redor de alguém com uma guitarra ou uma bailarina que dança entre as árvores. Vislumbram-se vultos, a iluminação é ténue, alguma dela provinda das esculturas que todos os anos são criadas por artistas de todo o mundo.

Em geral sente-se civismo, diversão, respeito pela natureza, ausência de agressividade, criatividade na concepção do lugar, aposta em novas tecnologias de projecção de som e imagem e um misto de segurança e liberdade, perceptível até na forma descontraída com que a maioria se apresenta, de tronco desnudado. Não há publicidade. É um evento de pessoas para pessoas e não de marcas para consumidores. Existe a tentativa de pensar o mundo para lá dos padrões do mero entretenimento e uma sensação de espaço, o que não espanta pela área que o Boom Festival ocupa, na margem direita da albufeira de Idanha, distrito de Castelo Branco, na Herdade da Granja, com 150 hectares.

De 11 a 18 de Agosto é o paraíso na terra? Não é isso, claro. O pó por vezes entranha-se e o cheiro das casas de banho nem sempre é agradável, apesar dos sistemas de filtragem das águas que melhoram o saneamento. Da mesma forma, quem for mais sensível à visão de corpos nus a banharem-se ou quem acha possível não encarar com pessoas que podem revelar sintomas de estarem sob o efeito de substâncias aditivas, no contexto de um ambiente recreativo onde circulam cerca de 35 mil indivíduos de 162 nacionalidades, mais vale ficar por casa.

Dizer hoje que o Boom é um festival de música não faz sentido. Nem é sequer apenas um acontecimento de trance psicadélico. Algumas das tensões que suscita têm que ver com isso. Não é fácil situá-lo. Os americanos, que nestas coisas dos chavões são mais desinibidos, arranjaram um para classificar eventos similares: festivais transformacionais. Acontecimentos que valorizam a construção em comunidade, focando-se na sustentabilidade energética, na responsabilidade social e na expressão criativa, misto de música, arte pública e espiritualidade, com pessoas de todo o mundo. Foi assim que a Rolling Stone americana classificou o Boom, distinguindo-o ao lado de outros seis com características similares, entre ele o afamado Burning Man. E algo semelhante apontou o diário The Guardian, elegendo-o para figurar entre os dez festivais europeus a conhecer neste Verão.

Internacionalmente tem uma excelente imagem. A prova é o facto de esgotar, com 85% das pessoas a virem da Europa – destaque para os franceses este ano –, dos EUA, Austrália, Japão ou outros destinos mais exóticos. Há dois anos existiu quem se queixasse que havia gente a mais – terão sido 43 mil. Por isso a organização reduziu a lotação para 33 mil. Os bilhetes, entre os 120 e os 180 euros, esgotaram-se em Dezembro, pouco mais de um mês depois de terem sido postos à venda. “Quisemos reduzir a lotação porque a ideia não é crescer em quantidade”, diz-nos Artur Mendes, um dos rostos da organização. “Poderíamos ter vendido o dobro, se quiséssemos, mas não é esse o conceito. Queremos qualidade, espaço e impacto mínimo na natureza.” Mas há outros sintomas que provam a respeitabilidade que o acontecimento goza no exterior.

A entidade promotora, a Good Mood, e o Boom venceram na categoria máxima, por quatro vezes, o Greener Festival Award, atribuído pelo júri de uma ONG britânica que avalia mais de 500 festivais no mundo. E foram ainda premiados com um Green Inspiration Award em 2012 pelas inovações ambientais, e com um European Festival Award para o mais ecológico em 2010, para além de outras nomeações, participações em programas de conferências em todo o mundo e convites de prestígio – como o endereçado pelas Nações Unidas para fazerem parte do United Nations Music & Environment Initative.

As várias soluções ambientais, a bioconstrução, a reflorestação que pretende aumentar a biodiversidade e recuperar as espécies autóctones, os sistemas de filtragem de águas ou a reciclagem que permitem melhorar o saneamento e testar soluções de arquitectura temporária e o facto de o festival fomentar a mudança social têm sido enaltecidos.

Em Portugal, quase 20 anos depois da primeira edição, em 1997, ainda se sente que o evento bianual não é apreendido em toda a sua dimensão. Quem lá vai por norma deseja regressar. “Vim há dois anos e rendi-me”, diz-nos Marisa Garcia, arquitecta de 37 anos do Porto. “Mas quando digo que venho aqui, mesmo entre amigos informados, sou gozada: acham que venho por escape. E a minha pergunta é: o que é mais alienante, um acontecimento que tenta praticar aquilo que difunde com todas as fragilidades, ou ir a esses festivais onde tudo, do espaço à música, passando pelos conteúdos, é praticado em função de interesses comerciais?” Já quem nunca foi por vezes tende a estigmatizá-lo, associando-o a comportamentos de risco.

Em parte essa tensão nunca será resolvida, até porque o Boom não deseja ser evento de atributos dominantes, assumindo-se como alternativo. Mas é ampliada quando acontecem dois óbitos, como sucedeu no fim-de-semana, com dois homens, um de nacionalidade chinesa, de 30 anos, e um outro holandês, de 43 anos, que entraram em paragem cardiorrespiratória, morrendo a caminho do hospital. As duas mortes não estão relacionadas, mas existem suspeitas de que entre as causas poderá estar o consumo excessivo de substâncias psicoactivas.

É apenas nesses momentos que toda a gente se parece interrogar sobre o que se passa, afinal, no Boom. É apenas a partir daí que os olhares se concentram na Herdade da Granja. Parte dos media acusam a organização de opacidade. Esta diz que parte dos media é apenas sensacionalista e não consegue projectar um olhar total sobre o evento. Ambas as partes terão a sua quota-parte de razão, mas existe algo de que quem lá vai não pode acusar a organização: de falta de clareza.

Não existe outro evento em Portugal, festival, queima das fitas ou arraial, com tanto espaço para debater tensões sociais, comportamentais, ambientais ou políticas. Ali não se nega que existe quem consuma substâncias psicoactivas em ambientes recreativos. Tenta-se, sim, compreender e enquadrar essa realidade, fomentando uma estratégia no sentido da redução de riscos, encarando a questão de forma responsável, discutindo o assunto e convidando especialistas reputados ao terreno. Esse esforço de clareza era assinalado há dias pelo presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, entusiasta do evento. “O Boom é um dos festivais mais transparentes do país”, afirmou então.

A sua alusão ia muito além das questões mais polémicas, falando do facto de as águas serem analisadas e tratadas por engenheiros do ambiente, ao abrigo de parcerias com a Universidade Católica do Porto, ou com a Universidade da Extremadura, ao nível dos compostos. Como diz Artur Mendes: “Se no início o Boom era para a malta da música e dos estilos de vida alternativos, hoje também chegamos a pessoas das ciências que utilizam o festival para testar modelos, ou seja, também queremos produzir conhecimento.”

Da mesma opinião é Maria do Carmo Carvalho, professora na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica, e coordenadora do kosmicare, área do festival pensada para melhorar a intervenção e minimizar danos causados por crises psicológicas após o consumo de substâncias psicoactivas. O projecto, que não se sobrepõe aos serviços de emergência médica normal, foi proposto há dez anos à organização do festival e ao SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências), a agência nacional que trata das questões dos consumos e adições, presidida pelo perito João Goulão, que esteve presente numa palestra em 2014. “O kosmicare é concretizado ao abrigo de uma parceria singular”, diz-nos ela, “entre a Universidade Católica, a agência nacional com responsabilidades na saúde relacionada com os consumos e a organização do evento”.  

O financiamento do serviço é assegurado pela Good Mood, representando este ano 70 mil euros de investimento. “O SICAD tutela o que acontece aqui e liberta alguns recursos humanos e a universidade permite um enquadramento de investigação mais académico, mas é a organização do festival que financia e suporta tudo”, assegura ela, dizendo ser esse um caso singular no mundo. “O Boom assumir a título privado esta tarefa, que é um investimento caro, quando este tipo de resposta deveria estar disponível em muitos outros ambientes recreativos onde há pessoas por motivos de diversão, é único”, expõe.

No kosmicare trabalham 120 pessoas, a maioria voluntários, entre psiquiatras, enfermeiros ou terapeutas, obedecendo a organização do serviço a uma metodologia estabelecida há vários anos, havendo uma equipa de coordenação, uma equipa médica com experiência na área das substâncias psicadélicas e uma estrutura organizada por cinco equipas que rodam de 12 em 12 horas. “Tenho uma enorme confiança no trabalho que aqui é desenvolvido, ao nível da emergência psicológica, e temos a evidência de que ele funciona”, afirma, afiançando que “estes casos, quando não são devidamente abordados, podem transformar-se em problemas de saúde mental com graves repercussões na vida das pessoas”. O que aconteceu com o cidadão holandês que veio a morrer não abalou a sua segurança no serviço disponibilizado.

“Até ao momento em que os sinais de alarme surgiram, nunca a situação se nos configurou como emergência médica”, diz. “A pessoa esteve connosco várias horas e foi tendo aquilo que é a evolução normal para alguém na sua condição. Estava até num processo de resolução dos sinais que tinham conduzido à sua vinda aqui quando, a dada altura, entrou em paragem cardiorrespiratória. Os colegas que o assistiam tinham formação médica e começaram logo uma massagem cardiorrespiratória. O trabalho de reanimação começou no momento em que os sinais de alarme se instalaram. Não podíamos ter feito mais. Infelizmente uma perda é sempre possível num evento desta magnitude, num contexto destes. Há, claro, limites para o que se pode prevenir.”

O assunto é delicado, importando perceber o significado social deste tipo de consumos, o seu carácter recreativo e colectivo, esclarecendo se constituem uma fuga à norma ou se são hoje um padrão social. Quando perguntamos a Maria do Carmo porque é que não existem outros projectos como o seu noutros eventos recreativos, é taxativa: “Porque é caro e o Estado não assume essa responsabilidade. As câmaras municipais, por exemplo, não a assumem. Nos últimos anos assistimos a um movimento crescente da cena recreativa em geral – não só dos grandes festivais como da vida nocturna urbana – e andamos a capitalizar à conta dessa dinâmica, porque atrai turistas, investimento e comércio e toda a sorte de benefícios económicos, mas nenhum desse retorno está a ser posto no cuidado que deve ser prestado às pessoas. Não é aceitável que isso não aconteça, porque estes eventos reproduzem aquilo que são as dinâmicas sociais em todo o lado. Por paradoxal que possa parecer, atendendo ao contexto destas mortes, esse enquadramento é feito aqui no Boom, por isso é lastimável e uma injustiça apenas a atenção pela negativa.”

Quem deixou de conotar negativamente o festival foi a população em redor e a imprensa regional. O mesmo sucedendo até com a GNR local, apesar de esta ter de mostrar serviço todos os anos. Há dois anos o líder da força policial, major Santos Alves, no final do festival, em conferência, revelou que haviam sido detidas várias pessoas e apreendidos estupefacientes. O vulgar. Novidade foi ter dito, de forma didáctica, que é preciso entender que “existem drogas em todos os festivais” e que “não se deve marcar negativamente o Boom” pela presença de estupefacientes. Declarações que não surpreendem, até porque em surdina quase toda a gente sustenta que se fossem montadas operações da mesma envergadura noutros eventos os resultados seriam iguais.

Talvez sim, talvez não. O que salta à vista é que no início, quando o Boom foi para Idanha, organizadores e participantes eram olhados com desconfiança. Hoje é um motivo de orgulho para a maior parte da população. A D. Maria, em Monsanto, todos os anos aluga uma das suas casas a participantes e só tem histórias de enaltecer. “Todos os anos conheço gente de todo o lado, do Japão à Austrália, e só posso contar coisas boas e da organização só posso dizer que são pessoas excepcionais. No início, sim, ninguém percebia porque é que aquela gente queria vir para o interior para onde ninguém quer vir, mas depois fomos percebendo que era tudo gente licenciada, de famílias boas, com boas ideias na cabeça. Gente como nós, no fim de contas.”

Gente como Artur Mendes, um dos organizadores, psicólogo social, mestrado em Gestão Cultural, várias experiências nos media, guarda-redes do Benfica dos 9 aos 18 anos, internacional por Portugal sub-18. “Sim, venho daí”, ri-se, “mas na nossa equipa do Boom existe quem seja formado em Engenharia Ambiental, em Gestão, Engenharia de Som, Psicologia ou aAquitectura. Somos uma vasta equipa com pessoas de 23 países.”

O Boom tem projectado Idanha, incrementado o turismo, amplificando a visibilidade e potenciando o impacto económico, “com repercussões nos sectores de hotelaria, restauração, comércio e serviços, não só no concelho como nos concelhos vizinhos”, afirma Armindo Jacinto. Em paralelo a organização tem doado desde 2014 receitas para apoiar projectos sociais na região, fomentado projectos de responsabilidade social junto de Misericórdias, associações que laboram com protecção de fauna ou crianças, como a Associação Sementes do Interior.

É verdade que o trance psicadélico, e de uma forma global a cultura psicadélica, são dois dos seus elementos agregadores. Mas as motivações são inúmeras. Uns estão presentes pela dança e pela música, que se faz ouvir movida por várias subtilezas. "Tentamos criar um movimento fludo", revela Artur. "O primeiro dia tende a ser mais eufórico e durante a lua cheia também, enquanto o segundo tende a ser mais atmosférico, mas existe também ligação entre espaços. Se no dance temple está música mais incisiva, no sacred fire tenderá a ser qualquer coisa mais musical e no chill out ambiental. O mesmo com as lógicas diurnas e nocturnas. A noite é por norma mais sombria e hipnótica, de manhã mais expansiva e durante a tarde com sonoridades mais lentas por causa do calor.”

Mas muitos outros vão pela experiência, sociabilidade e possibilidades lúdicas do espaço – dos jardins secretos às diversas instalações. E outros porque o encaram como estilo de vida, ou pela possibilidade de corte com o quotidiano ou pelo conhecimento. Não existe uma tribo Boom. Mas há sensibilidades partilhadas. “Cada vez mais assistimos a uma grande desunião entre pessoas, grupos ou países, há uma enorme confusão por aí, com os recursos cada vez mais esgotados; por isso é saudável estar num lugar como este onde se pode criar uma ideia provisória de comunidade, mesmo que saibamos que não vamos sair daqui com respostas”, diz-nos Karin Lindberg, sueca de 34 anos, que exerce advocacia em Berlim, onde reside actualmente.

“A haver algo que une todas estas pessoas é o desejo de mudança”, afirma Artur. “Foi por isso que este ano trabalhámos no sentido de envolver organizações ou colectivos que através das suas acções têm vindo a concretizar projectos de transformação. “A ideia foi trazer até aqui quem acredita que a mudança é necessária e amplificar as suas ideias, sejam elas tecnologias ambientais ou geradores solares ou a Plataforma Algarve Livre de Petróleo. Todos os anos vêm aqui pessoas de todo o mundo, criando uma realidade alternativa com arte e sustentabilidade, no meio da natureza. Mas é importante sair daqui e levar conhecimentos, ferramentas e contactos de uma rede de organizações que podem gerar essa mesma mudança. Foi também nesse sentido que, este ano, convidámos uma série de oradores que estão muito focados nas questões práticas da mudança.”

Foi o caso do brasileiro Bruno Torturra, criador da Mídia NINJA, rede de jornalismo colaborativo, conhecida pelo activismo sociopolítico, que ganhou repercussão internacional aquando dos protestos no Brasil em 2013. Perante uma audiência atenta discorreu sobre a forma como a crise do modelo industrial do jornalismo teve impacto directo naquilo que ele defende ser uma crise sistémica global. “Já ninguém acredita neste sistema, mas a larga maioria de nós comporta-se como se ainda acreditasse”, afirmou às tantas, querendo com isso dizer que a crise do jornalismo não pode ser dissociada de um quadro mais global.

“Não podemos pedir que seja apenas o jornalismo a mudar a sua perspectiva sobre a realidade, se nós, cidadãos ou comunidades, não o fizermos também”, afirmou, solicitando uma maior consciência política em todas as acções cidadãs. “A política não são os políticos, somos nós. A política não é pôr like no Facebook. É criar uma rede de relações, mas sem deixar de questionar politicamente o espaço, neste caso a Internet, onde essas mesmas relações são sustentadas.”

Quando, instado por alguém da assistência a falar sobre uma pesquisa jornalística que desenvolveu sobre estados alterados da consciência, afirmou que a maior parte das pessoas teme o assunto, porque, precisamente, receia confrontar-se com outras formas de poder aceder ou percepcionar a realidade. “E isso, ao contrário do que muitos podem pensar, nada tem que ver com drogas, mas com conhecimento.” Já sobre drogas psicadélicas disse algo que é corroborado por Maria do Carmo: que as políticas repressivas contribuíram para que se saiba menos do que o desejável sobre as mesmas. Incluindo o potencial terapêutico.

“A guerra às drogas, tal como ele foi desencadeado nos anos 1960 e 1970, interrompeu o interesse em volta do potencial terapêutico dos psicadélicos. Hoje, quando começam a existir políticas alternativas para encarar o consumo de substâncias em alguns países do mundo, como Portugal, num sentido mais reparador, começam outra vez a surgir rigorosas investigações científicas que se detêm sobre o seu potencial terapêutico. Hoje é sabido, por exemplo, que a ibogaína tem um potencial que não é possível negar no capítulo das dependências, tal como o MDMA, que tem potencial em casos de stress pós-traumático. E isso é também uma forma de mudar mentalidades e é sobretudo uma forma de oferecer alternativas às pessoas que lhes foram roubadas precocemente por motivos de carácter moral, político ou religioso.”

Desde 1997, quando se realizou nas primeiras edições na Marateca, em Águas de Moura, por iniciativa de Diogo Ruivo, fundador da Good Mood, que o Boom já passou por diversas metamorfoses. Entre 1997 e 2000 estava muito associado ao goa-trance, tendo sido até o músico Gabriel Gomes (Madredeus, Sétima Legião, Fandango, Os Poetas, Tjak) a sugerir o nome. “Na altura íamos a festas na Índia, onde existe o ritual Boom Shankar, e às tantas virei-me para o Diogo e disse-lhe que o nome ideal para o festival era Boom, abrir a cabeça, as mentes, expandir ideias e as pessoas se libertarem. E foi assim que nasceu o Boom em 1997, com 3000 estrangeiros e 400 portugueses, uma proporção que ainda hoje se mantém. Até a filosofia se mantém de certa forma, tentando aqui criar uma corrente mais humana e familiar, algo que crie alternativas a este sistema económico capitalista, em que uns têm muito e outros não têm nada, tornando o planeta insustentável.”

A partir de 2002, quando se mudou para Idanha o Boom começou a transformar-se num evento mais cultural, com conferências ou workshops. A partir de 2006 a sustentabilidade tornou-se fundamental e em 2010 começou a ser pensado também como espaço físico, ou seja, como um projecto permanente naquele local. Este ano, em Setembro, tudo indica que essa escolha será alicerçada com a aquisição com capitais próprios da herdade para o desenvolvimento do projecto global Boomland, conjunto de iniciativas culturais, económicas e ambientais de longo prazo, como a criação de um parque sustentável de arte e natureza, retiros de bem-estar e saúde, residências artísticas, produção agrícola biológica ou showroom de tecnologias ambientais.

“O projecto tem vários níveis”, revela Artur, “indo da reflorestação – que já iniciámos este ano – a diversas actividades entre a Primavera e o Verão abertas ao público e a outras pessoas ou colectivos que aqui queiram fazer eventos da área cultural, do bem-estar, da saúde ou da espiritualidade." O Boom é um catalisador forte, mas os seus organizadores não se querem ficar por aí, investindo de forma definitiva na sua relação com a região, tentando promover outras formas de olhar e estar no mundo. "Nos últimos 15 anos a sociedade portuguesa mudou muito, somos mais abertos e tolerantes e, pelo menos aqui na região, já se percebeu que o Boom constituiu uma válida forma de expressão, por isso queremos continuar a interacção com a comunidade local e acreditamos no que é possível fazer aqui", conclui.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários