Achado de Munique inclui obras desconhecidas de Matisse, Chagall e Dix

Autoridades alemãs recusam-se a divulgar na Internet as 1400 pinturas encontradas no apartamento de Cornelius Gurlitt.

Fotogaleria
A conferência de imprensa onde foram reveladas as imagens de várias obras
Fotogaleria
Auto-retrato de Otto Dix
Fotogaleria
Obra que poderá ser de Henri Matisse
Fotogaleria
A pintura de Marc Chagall
Fotogaleria
Obra de Franz Marc
Fotogaleria
Uma obra de Canaletto
Fotogaleria
Obra não identificada
Fotogaleria
Outra obra não identificada
Fotogaleria
Outra obra não identificada
Fotogaleria
Obra de Otto Dix
Fotogaleria
Pintura não identificada
Fotogaleria
O prédio em Munique onde estava escondida a colecção
Fotogaleria
A exposição de arte "degenerada" em Berlim em 1938
Fotogaleria
Soldados americanos olham para uma obra de Edouard Manet escondida numa mina de sal em Merkers, na Alemanha

As autoridades alemãs anunciaram esta terça-feira, em conferência de imprensa, que as 1400 obras de arte encontradas num apartamento de Munique incluem pinturas desconhecidas de Henri Matisse, Marc Chagall e Otto Dix.

Meike Hoffmann, encarregada pelo Ministério Público alemão de catalogar o achado, precisou que a tela de Dix é um auto-retrato provavelmente datado de 1919, quando o artista procurava novos caminhos, mas é sobretudo à pintura de Chagall, uma cena alegórica executada em meados dos anos 20, que a especialista atribui “um valor particularmente alto para a história da arte”. Imagens de ambas as telas, e ainda de uma pintura desconhecida de Matisse mostrando uma mulher sentada, foram projectadas durante o encontro com jornalistas.   

Convocada após a revista alemã Focus ter revelado que as autoridades do seu país tinham mantido em segredo durante dois anos a apreensão de um vastíssimo lote de arte moderna, boa parte dela saqueada durante o período nazi, a conferência de imprensa incluiu uma intervenção do procurador Reinhard Nemetz, que precisou que o apartamento de Cornelius Gurlitt em Munique guardava 1401 pinturas, das quais 121 ainda com a respectiva moldura. Estima-se que o conjunto possa valer mil milhões de euros.

Filho de Hildebrand Gurlitt, um célebre negociante de arte que colaborou com os nazis e foi pessoalmente recrutado por Joseph Goebbels para vender no estrangeiro a arte moderna que Hitler considerava “degenerada”, Cornelius Gurlitt escondeu durante mais de meio século a colecção de arte do pai, que inclui obras de Pablo Picasso, Henri Matisse, Marc Chagall, Emil Nolde, Franz Marc ou Max Beckmann, mas também de Renoir ou Toulouse-Lautrec, e até uma tela do século XVI da autoria de Albrecht Dürer.

Nem todas as obras foram roubadas durante o nazismo, disse o procurador Reinhard Nemetz, que fez hoje saber que as autoridades alemãs não irão divulgar imagens das pinturas na Internet. “A situação legal das obras é muito complexa e não queremos um cenário em que tenhamos de lidar com 10 reivindicações diferentes a uma mesma pintura”, diz Nemetz.

O argumento não convence os herdeiros de coleccionadores judeus espoliados pelos nazis e a decisão já foi também criticada por um conhecido advogado berlinense especialista em reivindicações de arte roubada, Peter Raue, que a considera “um escândalo”. David Rowland, um advogado nova-iorquino que representa os herdeiros do crítico e coleccionador Curt Glaser, lamenta: “Sem uma lista das obras, não podemos fazer nada”.
 

Sugerir correcção
Comentar