A revolução feminista num convento italiano

Recuperando o exemplo do projecto revolucionário das Clarissas de Udine no século XVI, Marta Cuscunà conta no Teatro São Luiz a utopia de uma sociedade sem subalternização feminina. Mostrando como o feminismo não é ideia nova, mas também não é ideia gasta.

Foto
DR

Três raparigas nascidas no século XVI. Três lotes para licitação matrimonial. Uma delas, de 15 anos, “mansa e taciturna, virgem e em bom estado de saúde”, vendida à oferta mais baixa (uma vez que cabe aos pais pagar o dote ao futuro marido). A segunda, já em idade perigosa, 26 anos, “em bom estado de conservação, moralmente virtuosa, óptimas aptidões para cuidar da casa”. Coxeia. Vendida, embora fique mais cara (aos pais). A última, jovem ainda, de nobre família, de “carácter difícil, índole inquieta” e “com tendência para a insubordinação com excessos de raiva”. Os pais oferecem uma maquia muito considerável. Mas não há homem que se atreva.

É desta ideia de uma filha como uma futura perda económica avultada que parte La Semplicità Ingannata (A Simplicidade Traída), que a actriz e encenadora italiana Marta Cuscunà apresenta entre 5 e 7 de Fevereiro no Teatro São Luiz, em Lisboa. Desse lugar da mulher como objecto comercial, a ser colocada numa nova família antes que a vida tratasse de a depreciar estética e moralmente, Cuscunà faz avançar a história no sentido de uma solução de recurso em tempos de crise económica. Não podendo aguentar a inflação dos dotes, os pais descobriram que poderiam encaminhar as filhas para cortesãs honestas ou encontrar a salvação religiosa, entregando-as para “esposas de Cristo”, a troco de uma ínfima parte do que pagariam a um futuro marido.

E é a partir daí que Marta Cuscunà segue no encalço do caso real de Arcangela Tarabotti, a menos prendada de seis irmãs (a deficiência física numa das pernas, herdada do pai, tornou-a a candidata ideal da família), depositada aos seis anos no Convento das Clarissas de Santa Clara de Udine. “Foi um golpe de sorte”, conta ao Ípsilon sobre a forma como chegou até Tarabotti. “Um professor de teatro aconselhou-me a ler Lo Spazio del Silenzio, um ensaio da historiadora Giovanna Paolin sobre o fenómeno das monjas forçadas. Neste ensaio ela contava através de documentos históricos encontrados nos arquivos eclesiásticos alguns exemplos de ‘resistência’ destas monjas, incluindo os de Arcangela Tarabotti e das Clarissas de Udine.” As obras literárias de Tarabotti impuseram-se então como “uma fonte de inspiração fortíssima” para Cuscunà, por lhe permitirem aceder ao relato de uma vida monacal forçada por quem a tinha experimentado na pele.

Através do seu relato vívido, num palco sem grandes recursos cénicos, ouvimos Marta dar voz à experiência de Arcangela, chegada ao convento em criança, e de onde nunca saiu, revelando, por exemplo, que “era prática comum da parte dos pais decorarem as árvores do claustro com confetti e açúcar para convencerem as meninas que o convento era um lugar tão maravilhoso que as árvores davam frutos já adocicados”. Mas mais do que estes episódios, Tarabotti interessa a Cuscunà pela denúncia explícita do embuste de uma vocação religiosa com objectivos puramente económicos e por as suas obras terem feito da monja “uma das primeiras escritoras em Itália e uma pensadora proto-feminista, que reconhece a dignidade de cidadãs às mulheres numa época em que eram tratadas como crianças ou como loucas”.

Foto
A actriz e encenadora italiana Marta Cuscunà apresenta A Simplicidade Traída entre 5 e 7 de Fevereiro no Teatro São Luiz DR

Utopia realizável
A entrada de Ângela (o nome de código pouco mascarado de Arcangela) no convento leva Cuscunà a transitar para um espectáculo com marionetas, representando outras noviças e – mais tarde – o vigário que as acusa de heresia. Juntamente com essas noviças, Angela ajuda a consumar uma revolta no convento que impõe um novo modelo social matriarcal, cuja crescente reputação no exterior se fica a dever a um investimento das monjas no conhecimento, lendo avidamente sobre alquimia, matemática, astronomia, medicina, filosofia, biologia, comédias de Plauto, conhecendo o mundo para lá da clausura e ensinando-o às jovens raparigas educadas para serem “as mulheres dos homens mais ricos” da região.

A necessidade de trazer este caso real a palco começou a afigurar-se como absolutamente essencial depois de Marta Cuscunà tomar contacto e se chocar com as conclusões da investigação Il femminismo, che roba è (O feminismo, o que é isso) da semióloga Giovanna Cosenza, da Universidade de Bolonha. A investigação partia da seguinte interrogação, cita a actriz: “se é verdade, como demonstram os estudos publicados do Eurostat e do World Economic Forum, que em Itália as mulheres são subalternas aos homens (na medida em que têm menos emprego, ganham menos e estão menos representadas na política), porque não se revoltam como fizeram as feministas?” Cosenza resolveu entrevistar estudantes universitários, homens e mulheres, perguntando-lhes em que pensavam perante a palavra “feminismo”, e a conclusão a que chegou foi que, para a maioria, “o feminismo é uma coisa velha que hoje em dia não tem mais razão de ser (até mesmo as raparigas o rejeitam) e as feministas são descritas como mulheres perversas e ávidas de poder”.

“O que quer dizer”, reflecte Cuscunà, “que em Itália até as raparigas que vivem na pele a desigualdade económica e profissional não se dão conta do problema e não sentem qualquer necessidade de solução. Creio que este facto não pode ser considerado uma fatalidade mas sim a consequência precisa de uma estratégia. Por isso, senti o desejo de contar histórias que desmontem o preconceito em relação ao feminismo e que mostrem o quanto ainda é necessário.” Ao mesmo tempo que estudava o sistema económico do dote e a condição das “cortesãs honestas” do século XVI para a escrita da peça, a realidade havia de postar diante de Marta um flagrante exemplo na sociedade italiana de como as mulheres continu(av)am a ser objecto comercial, embora em moldes diferentes – foi nessa altura que rebentou o escândalo envolvendo o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi (o Rubygate), em que encontros com jovens acompanhantes providenciadas por empresários eram moeda de troca para a obtenção de contratos e situações negociais privilegiadas. “Nas escutas telefónicas”, perturbadora coincidência detectada por Cuscunà, “tornava-se evidente que os familiares das jovens estavam envolvidos na gestão da actividade das raparigas e davam conselhos sobre as tarifas ou os favores a pedir. Como na época das cortesãs, era ainda a decisão da família a iniciar a filha na profissão.”

Ao evocar o projecto revolucionário das Clarissas, que perdurou meio século contra a vontade da Igreja, Marta Cuscunà acredita ficar provado que “a utopia na base desta história é uma utopia realizável”. E essa utopia, concretiza, é a de “imaginarmos para a sociedade algo de radicalmente novo e surpreendente: uma sociedade que não se baseie nos conceitos de dominação e supremacia, mas de cuidado e valorização recíprocos”.

Sugerir correcção
Comentar