Onze dias de cultura em Óbidos

O FOLIO – Festival Internacional Literário de Óbidos começa esta quinta-feira.

Foto
Durante 11 dias, a literatura vai ocupar Óbidos. Rui Gaudêncio

São mais de 500 os autores que vão participar na segunda edição do Festival Internacional Literário de Óbidos, que começa esta quinta-feira e vai até 2 de Outubro. O FOLIO, que tem nesta edição uma versão mais internacional do que a primeira, contará com 500 autores, entre os quais V.S.Naipul, Salman Rushdie, Afonso Cruz e Richard Zimler. Naipul é o autor em destaque no dia de abertura, numa conversa com José Mário Silva, às 21h00 de manhã (10h35), haverá uma sessão de autógrafos.

Esta edição do FOLIO traz à vila literária de Óbidos mais livrarias, algumas delas temáticas, várias palestras e conversas com escritores, um labirinto de troca e venda de livros, etc... Porém, apesar de ser um festival literário, não faltarão outras artes, como a música e a ilustração. Um dos eventos mais esperados é mesmo um concerto de Camané dedicado unicamente à obra de Tom Jobim.

Também a gastronomia vai andar de mãos dadas com a literatura, através do projecto The Cooked Book, dos chefs do restaurante Vila Jóia (duas estrelas Michelin). Tudo isto em diferentes espaços da vila.

Outra das novidades deste ano é o comboio literário da CP, que ligará a estação do Rossio, em Lisboa, a Óbidos, e onde haverá leitura de textos a bordo. O comboio terá partidas diárias para Óbidos às 10h25 e 17h55, e regressará a Lisboa às 15h17 e às 00h35. Um bilhete de ida e volta custa 9,50 euros, só de ida custa 5 euros.

Outra novidade é o lançamento da edição portuguesa de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, o volume mais recente da saga Harry Potter, que coincide com um dos dias do FOLIO (a madrugada de 24) e estará à venda no comboio literário nesse mesmo dia.

O tema da segunda edição do FOLIO é “utopia”, celebrando os 500 anos da obra principal de Thomas More. Além disso, o festival assinala efemérides como o centenário de Vergílio Ferreira, os 500 anos da morte do pintor Hieronymus Bosch e os 400 anos da morte de Shakespeare e Cervantes, e comemora ainda o Ano Internacional do Entendimento Global.

“Esta edição do festival é ainda mais completa do que aquilo que foi no ano passado”, afirmou José Pinho, curador do FOLIO, em conferência de imprensa realizada em Lisboa para apresentação da programação final do festival. “Fizemos um grande programa, são muitos os convidados e conseguimos fazê-lo com ainda menos dinheiro do que no ano passado”.

Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, disse que a segunda edição do FOLIO "é o aniversário da primeira, porque é o aniversário daquilo que muitos achavam utópico”. Destacou ainda o trabalho dos cinco curadores do festival – José Pinho, José Eduardo Agualusa, Mafalda Milhões, Anabela Mota Ribeiro e Maria José Vitorino. “Este é um dos maiores festivais literários da Europa”, acrescentou o autarca, com orgulho.

“Vão ser 250 actividades ao longo de 11 dias; difícil vai ser escolher”, reforçou David Vieira, da assessoria de imprensa da câmara de Óbidos. "Este festival consolida a ideia da lusofonia, mas também conquistou novos continentes", realçou Humberto Marques sobre os autores convidados.

Este é o primeiro ano da classificação de Óbidos como vila literária da UNESCO. Em 2017, será capital da literatura de viagens.

 

Texto editado por Sérgio C. Andrade

Sugerir correcção
Comentar