De Canide à Afurada, o percurso perfeito entre o mar e o rio.

Se gosta de apanhar boas ondas, a Praia de Canide Norte é o spot ideal. Dali, vá até à Douro Marina e aventure-se num passeio de paddle.

Foto

A Praia de Canide Norte é um dos melhores spots para os amantes dos desportos náuticos. Não é por acaso que nesta praia já se disputaram várias etapas dos campeonatos nacionais, europeus (2015) e mundiais (2016 e 2017) de Longboard, que trazem a Vila Nova de Gaia atletas de elite mundial da modalidade.  

A capital do Longboard da zona Norte do país é também palco de uma festa do desporto, o  Atlantic Surf Fest, que acontece há seis anos consecutivos e que enche o areal da Praia de Canide Norte com várias atividades de animação, aulas gratuitas de surf e stand up paddle (SUP) para todos.

A escola de surf Malibu, instalada há 18 anos nesta praia pelas mãos de Miguel Ferreira, mais conhecido como “Cebola”, tem contribuído para impulsionar a prática da modalidade. Aventure-se a apanhar ondas na Praia de Canide Norte com um dos instrutores da escola (aula experimental a partir de 20 euros).

Se quiser optar só por relaxar desfrutando da belíssima paisagem desta praia, com um extenso areal que se perde de vista até ao mar (tem o maior areal das praias do concelho de Gaia), aproveite as esplanadas do renovado Grão d’Areia, e assista ao por do sol nos puffs e espreguiçadeiras, ao sabor de petiscos como tostas, tábuas de enchidos e queijos, ou para uma refeição mais substancial as especialidades da casa, o peixe grelhado e o marisco. Se gosta de festas na praia, o café Ar D’Mar é o local ideal e aqui a animação está garantida. Este verão, conte ainda com tardes animadas a dançar com vista para o mar.

Desfrute de um passeio onde o rio se junta ao mar

De Canide Norte siga em direção à vila piscatória da Afurada até à Douro Marina, o ponto de encontro entre o rio e o mar e de onde se avista uma paisagem belíssima repleta de espécies que habitam a Reserva Natural do Estuário do Douro.

No belíssimo complexo da Douro Marina aproveite para um almoço ou jantar à beira-rio num dos restaurantes da Marina, com opções variadas: o sushi do Kanpai Japanese Cuisine com uma vista soberba sobre o rio, os petiscos variados do Marina Caffé, dos quais se destaca a francesinha à marinheiro e, para os gulosos, as diferentes variedades de pastéis de nata (com maracujá, com Vinho do Porto e com blue cheese).

Nas redondezas da marina tem ainda as famosas pizzas em forno de lenha do restaurante Forneria São Pedro ou o peixe grelhado e os mariscos da Casa do Pescador.    

Além da experiência gastronómica, na Douro Marina pode aproveitar para uma tarde de lazer a dois ou em família. Aventure-se a descobrir a zona num passeio de bicicleta, a bordo de um barco a motor ou num barco à vela (o material está disponível para aluguer no local).

Explore o rio Douro num passeio de SUP ( só precisa de equilíbrio e alguma força de braços para remar em cima da prancha) ou “surfar” num caiaque da empresa Nelo, a maior fabricante mundial de caiaques, parceira da Douro Academy. Os instrutores da Douro Academy estão por perto para o orientar nestas experiências de SUP, surfski e kayaksurf (a aula experimental tem o custo de 35 euros).

Este local, onde o rio se junta ao mar, tem condições únicas, não só porque “é um dos locais mais seguros para a prática destes desportos”, mas também “pela beleza da Reserva Natural do Estuário do Douro”, realça Pedro Ferreira, fundador da empresa de animação turística “Rios & Trilhos” que juntamente com a Nelo Kayaks fundam a Douro Academy em 2015.” Não se acanhe porque estas modalidades são para todas as idades (aconselhável a crianças a partir dos seis anos), garante Pedro Ferreira.

Recentemente nasceu aqui o centro de triatlo “ KM ZERO” que no só primeiro encontro juntou cerca de 50 atletas. Aliás, o primeiro Europeu de Triatlo decorreu neste local, em 2010, e nessa altura foi considerado um dos melhores locais para a prática da modalidade. O centro está aberto ao público, tanto para amadores como atletas profissionais que aqui queiram fazer triatlo ou praticar apenas uma das três modalidades (natação, corrida e atletismo).

O ex-atleta de triatlo Pedro Ferreira, que nasceu e sempre viveu nesta zona, elogia a evolução positiva dos últimos dos anos, fruto de uma aposta da autarquia na recuperação das escarpas do Douro e da zona ribeirinha. Com o turismo a crescer exponencialmente na região Norte, o fundador da Douro Academy lamenta, no entanto, a falta de apoios para o turismo desportivo, numa região que tem boas condições para a prática de desportos náuticos.