PS exige diagnóstico sobre estado das árvores da Figueira da Foz

Foto
O vereador do PSD discordou da necessidade de ser feito um diagnóstico da situação PÚBLICO

Os vereadores da oposição socialista na autarquia da Figueira da Foz denunciaram a existência de árvores secas, em risco de cair e podas deficientes e exigiram a elaboração de um diagnóstico sobre o estado das árvores da cidade.

“Há câmaras que estão na cauda do pelotão e que permanecem com velhas práticas ultrapassadas, podando as árvores de forma antiga, com autênticas ‘carecadas’ que decepam a estrutura da árvore”, disse Serafim Riem, especialista em arboricultura. “Infelizmente, a câmara da Figueira da Foz não está na frente do pelotão”, observou.

O especialista lamentou que, por vezes, os decisores políticos ignorem as opiniões dos técnicos camarários. "Qualquer presidente da Câmara julga que percebe de podas e não percebe. Alguns perceberão mas a maior parte deles não tem formação nessa área e, por vezes, respeitam pouco a opinião dos próprios técnicos, da prata da própria casa", frisou.

Já o vereador socialista João Vaz frisou que os alertas do PS sobre o estado das árvores têm recebido respostas da maioria camarária "nada abonatórias da transparência e do rigor científico com que estas questões têm de ser enfrentadas".

Além da questão das podas, o vereador aludiu à existência de árvores que constituem "eventual risco para a segurança das pessoas". "A Câmara devia fazer um diagnóstico aturado das árvores que tem a seu cargo. (...) E, a partir daí, estabelecer um plano de acção, de forma esclarecedora. É muito importante porque há munícipes que reagem muito mal ao corte das árvores".

O vereador do Ambiente, José Elísio Oliveira, argumentou que a autarquia tem técnicos especialistas na área e não dúvida da sua competência.

Sobre as podas das árvores, afirmou que elas são realizadas várias vezes para obstar a que causem prejuízos em edifícios. O vereador do PSD discordou da necessidade de ser feito um diagnóstico da situação, frisando que esse levantamento "está feito", mas assumindo, no entanto, a existência de árvores "envelhecidas" na Figueira da Foz. "Há uma boa área [do parque arborícola] que está envelhecido e precisa de ser renovado. Não temos é condições que nos permitam, no imediato, renovar completamente todas essas árvores", sustentou. "Vamos procurando fazê-lo pontualmente conforme as disponibilidades o permitem".

Sugerir correcção
Comentar