Programa português Isto é Matemática premiado no Brasil

A ideia é mostrar a matemática em tudo o que nos rodeia, de forma divertida.

Foto
Filipa Casaca

O programa português Isto é Matemática, transmitido aos sábados à noite na SIC Notícias, foi premiado pela Mostra Internacional de Ciência na TV VerCiência2013, que promove a divulgação de programas televisivos sobre ciência produzidos em todo o mundo e a discussão de estratégias de divulgação científica junto do grande público, através da televisão e de outros meios audiovisuais.

O prémio será entregue esta segunda-feira, ao apresentador do programa, o professor de matemática Rogério Martins, na cerimónia de abertura da mostra, no Rio de Janeiro, informa a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), que há um ano procura assim ajudar os portugueses “a encontrar matemática em tudo o que os rodeia, de uma forma clara e divertida”.

O prémio Homenagem Especial VerCiência 2013 é atribuído “pela excelência dos programas produzidos, apresentando tópicos da matemática de forma atraente e divertida”.

“É uma grande honra receber este reconhecimento do outro lado do Atlântico, principalmente tendo em conta a lista de anteriores homenageados, como a BBC ou David Attenborough”, sublinha Rogério Martins, num comunicado da SPM. “É uma prova de que vale a pena arriscar em televisão numa área aparentemente tão árida e mal-amada como é a matemática, e ainda por cima apresentá-la de uma forma inovadora.”

Promovido pela SPM, o programa tem produção da Sigma 3 e o apoio da Agência Ciência Viva, do Compete (Programa Operacional Factores de Competitividade), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder).

 

 
 

Sugerir correcção
Comentar