NASA mostra anéis de Saturno como nunca antes foram vistos

A definição das imagens recolhidas é a maior alguma vez registada. A sonda, em órbita há 20 anos, está a terminar a missão e vai destruir-se na atmosfera da Saturno.

Fotogaleria
NASA
Fotogaleria
NASA
Fotogaleria
NASA
Fotogaleria
NASA
Fotogaleria
NASA

Há novas e raras imagens dos anéis de Saturno a chegar à Terra tiradas pela sonda Cassini e que mostram com pormenor o exterior dos anéis principais. As imagens foram partilhadas pela NASA na segunda-feira e revelam “detalhes nunca antes registados”, afirma a agência espacial norte-americana.

A definição das imagens mostra “com incrível pormenor” os resíduos gélidos que formam os anéis do segundo maior planeta do sistema solar. De acordo com a agência espacial norte-americana, a nitidez dos registos dá aos cientistas a oportunidade de observar com qualidade pormenores da estrutura de alguns anéis a que chamaram “palhinhas” e “hélices”.

“Estes registos aproximados representam a abertura de uma janela totalmente nova para os anéis de Saturno”, analisa Matthew Tiscareno, um cientista que estuda os anéis de Saturno no Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), na Califórnia, citado pela agência espacial norte-americana. “Nos próximos meses esperamos receber dados mais emocionantes”, acrescenta.

A sonda Cassini está agora a meio da penúltima fase da sua missão de exploração, enquanto acompanha as órbitas dos anéis, que foram influenciadas pela migração de objectos celestes. Os recentes dados recolhidos mostram perspectivas que não eram observadas desde 2004, quando a sonda entrou em órbita do planeta, depois de ter sido lançada no espaço em 1997. À data, a qualidade das imagens era francamente inferior e não permitia ver os mais pequenos pormenores.

Ao todo, a Cassini passará 20 vezes através da órbita dos anéis de Saturno. A viagem começou em Novembro do ano passado e deverá terminar a 26 de Abril, informa a NASA. Depois de completar a missão, irá mergulhar na atmosfera de Saturno, duas décadas depois do seu lançamento.

A missão Cassini-Huygens é um projecto conjunto de agências espaciais dos EUA, Europa e Itália para estudo do sistema de Saturno.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários