O estranho caso dos pássaros caídos do céu de Boston

Um vírus ou algum tipo de poluição ambiental são algumas das explicações possíveis para a queda de perto de meia centena de aves nos céus de Boston.

Foto
Ao todo, foram socorridos 47 pássaros The Animal Rescue League of Boston

As autoridades norte-americanas estão a tentar perceber o que levou à queda de perto de meia centena de pássaros dos céus de Boston e à morte de mais de 30 dessas aves e de um gato.

O fenómeno, para o qual não há ainda uma explicação, ocorreu na passada quinta-feira. Nesse dia, perto de 50 aves caíram ao chão quando sobrevoavam o bairro de Dorchester. Todas elas seriam de uma espécie típica da América do Norte: os zanates (Quiscalus quiscula). 

No seu site, a Liga de Salvamento de Animais de Boston (Animal Rescue Legue of Boston, no original) explica que tomou conhecimento do caso a partir do contacto de um residente da Bakersfield Street, que alertou para o facto de o seu gato estar doente e de haver vários pássaros a cair de árvores.

A liga acrescenta que socorreu, sem sucesso, o gato, que acabou por morrer. Socorridos foram também 47 pássaros, que “estavam a cair ao chão, doentes e incapazes de voar, ou encontrados inanimados”. De acordo com a mesma entidade, 12 das aves foram encontradas já sem vida e 20 acabaram por morrer mais tarde.

A liga explica que está a trabalhar com diversas entidades, incluindo o departamento de Estado da Agricultura, o Departamento de Saúde Pública de Massachusetts, o Departamento de Serviços de Inspecção da Cidade de Boston e a Comissão de Saúde Pública de Boston, para determinar a causa deste “incidente pouco comum”.  

Segundo o "The Guardian", os animais mortos foram enviados para a Tufts University, que tentará encontrar uma explicação para o sucedido. Enquanto não há conclusões, o que só deverá acontecer nas próximas semanas, um vírus, algum tipo de poluição ambiental e envenenamento são algumas das hipóteses em cima da mesa.

O jornal "Boston Herald" falou com o responsável, dentro dos Serviços de Pesca e Vida Selvagem norte-americanos, pelas aves migratórias. Segundo Scott Johnston, fenómenos como o que ocorreu na passada quinta-feira não são desconhecidos. “Já vi mortes como esta quando estorninhos ou outros pássaros entraram num campo que tinha sido recentemente pulverizado”, declarou, acrescentando como outra causa possível “uma infecção que se propaga por um bando muito rapidamente”.

Sugerir correcção
Comentar