Identificado gene envolvido no cancro da mama

O gene, denominado CHK2, pode duplicar a percentagem, actualmente estimada em 13 por cento, de uma mulher vir a sofrer de cancro da mama DR

Um grupo internacional de investigadores identificou um gene que, em caso de mutação, pode levar a um aumento, embora modesto, do risco de cancro da mama.

O gene, denominado CHK2, pode duplicar a percentagem, actualmente estimada em 13 por cento, de uma mulher vir a sofrer de cancro da mama, dizem os investigadores. No entanto, apenas cerca de um por cento das pessoas, tanto homens como mulheres, têm este gene alterado.

"O CHK2 não é algo que leve as pessoas a fazer testes [para determinar se tem mutações]", disse Michael Stratton, do Instituto de Investigação do Cancro, em Londres, co-autor do estudo publicado pela revista "Nature Genetics".

Um par de genes conhecidos por BRCA1 e BRCA2 continuam a ser os únicos ligados a um aumento significativo do risco de cancro da mama. Os portadores desses genes enfrentam um risco de desenvolver formas herdadas de cancro próximo dos 85 por cento. O facto de se ser portador do CHK2 deficiente não aumentou o risco de cancro nas mulheres que tinham também versões anormais do BRCA1 e do BRCA2, dizem os investigadores.